Portugal: Presidente da ANMCV participa no encontro sobre governo local e cooperação em Galiza

O presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV) participa no 2º Encontro Estadual de Governos Locais e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, entre hoje e amanhã, 08, no município de Lugo, cidade de Galiza, em Espanha.

A informação foi avançada à Inforpress por Herménio Fernandes, que irá intervir no segundo e último dia do evento para falar no workshop sobre “Alianças e redes Norte-Sul para reforçar a cooperação municipalista em Espanha”.

Para além do autarca cabo-verdiano, participam neste painel, a vereadora da Educação, Infância e Juventude, Deficiência, Convivência e Cooperação da Câmara Municipal de Leganés, Virgínia Jimenez Calero, a 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Córdoba, Isabel Albás Vives, e o director do Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional, Emilio Rabasco Jimenez.

O secretário-geral da MedCities, José Canais Molina, e a vice-presidente do Instituto de Cooperação Internacional e Desenvolvimento Municipal (INCIDEM), Teresa Godoy Tapia, também participam nesse workshop do 2º Encuentro Estatal de Gobiernos Locales y Cooperación Internacional al Desarrollo (2º Encontro Estadual de Governos Lacais e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento).

“O impacto da cooperação municipalista no Sul Global: experiências de cooperação espanhola”, “Desafios na educação para a cidadania global promovidos pela administração”, “A Agenda 2030 no planeamento: todos os ODS são locais” e “Desafios e necessidades da cooperação técnica como ferramenta de ponta para a cooperação municipalista” são alguns dos outros temas em debate.

O I Encontro Estadual de Governos Locais e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, realizado em Novembro de 2021 na cidade de Córdoba, contou com a presença de mais de 350 representantes dos governos locais, provinciais e regionais, sob a organização do Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (FAMSI), o FEAMP e a Confederação dos Fundos de Cooperação e de Solidariedade.

“Este evento significou a geração de um espaço de debate, diálogo e trabalho sobre cooperação para o desenvolvimento específico ao nível local, resultando num grande impacto institucional e num maior interesse pela cooperação municipal”, explicou a organização.

Esta edição, o evento reúne mais uma vez governos locais, provinciais e regionais e “ampla” representação estadual e internacional, “dando também voz” aos parceiros do Sul Global.

O encontro, conforme a organização, é um espaço de intercâmbio e um evento destinado a projectar no futuro as políticas públicas de cooperação para o desenvolvimento realizadas pelos governos locais, a partir da coordenação, articulação e coerência das políticas.

A abertura do evento acontece hoje, entre as 16:00 e 17:30, seguida do plenário sobre “O novo quadro jurídico da cooperação para o desenvolvimento e o seu impacto nos governos locais”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest