Portugal: Primeira-dama recebe Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa & África na categoria “Reconhecimento Internacional”

A primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katisa Carvalho, recebeu o Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa & África na categoria “Reconhecimento Internacional”, na gala que aconteceu na noite desta sexta-feira, 25, em Estoril, Portugal.

A Gala de Cerimónia de Entrega de Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa & África é promovida pela Associação Mulheres Empreendedoras Europa e África (AMEEA), que cria desenvolvimento nos países, sobretudo aproximando África da Europa e vice-versa, contribuindo para o “maior equilíbrio económico e social no mundo”.

À Inforpress, antes da cerimónia, a primeira-dama tinha dito que um cidadão comum pode também “fazer a diferença” e pode atuar em alguma área, por isso, estava feliz pelo galardão, mas sobretudo porque entende que já há uma “consciência do papel do cidadão e da sociedade civil e o papel do ativismo no desenvolvimento de um país”.

“Tendo esta perspetiva de ativista na primeira linha, com este galardão vejo que a mensagem que a organização quer deixar é no sentido de valorizar o trabalho da sociedade civil. Nós precisamos de ter uma sociedade civil ativa, onde cada cidadão pode trabalhar uma determinada causa para melhorar a nossa sociedade”, frisou Débora Katisa Carvalho.

Para além da categoria “Reconhecimento Internacional”, o Galardão de Mérito Mulheres Empreendedoras Europa & África foi entregue em várias categorias, nomeadamente “Carreira”, “Moda”, “Artes Plásticas”, “Música”, “Desporto”, “Saúde”, “Gastronomia”, “Literatura”, “Reconhecimento Nacional”, “Comunicação Social”, “Empreendedorismo e Inovação”, Solidariedade, Cooperação e Sustentabilidade”, “Política”, “Representação”, “Empreendedorismo Social” e “Empreendedorismo e Inovação”.

De acordo com a direção da associação, a AMEEA, fundada em 2015, é uma estrutura que tem por missão “ajudar o maior número de mulheres a acreditarem e desenvolverem o seu potencial e principais valências, acreditarem nos seus sonhos e torná-los realidade”.

Nesta 6ª edição, para além da primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, a assessora Social da vice-presidente da República de Angola, Elsa Barber, a jornalista Selma Martins de Moçambique, a jornalista e escritora Rosabela Afonso, entre outras mulheres de diversas áreas participaram no evento.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest