PR condecora comunidade de São Filipe com medalha de mérito da primeira classe

O Presidente da República condecorou esta sexta-feira, 28, com a Medalha de Mérito, Primeira Classe, a comunidade da Achada de São Filipe, na capital, em reconhecimento “pelo merecido enaltecimento, visando estimular e projetar o extraordinário trabalho desempenhado”.

José Maria Neves evocou o decreto presidencial nº 05 de 2023 de 17 de Abril, para justificar esta homenagem, iniciativa inédita do mais alto magistrado da Nação à uma comunidade, ao longo dos 48 anos da independência nacional, considerando mesmo tratar-se de “um caso de sucesso e absolutamente exemplar que, por conseguinte, merece ser destacado e enaltecido”.

O chefe de Estado considerou que a localidade de São Filipe merece ser estimulada face a um conjunto de iniciativas levadas a cabo pelos moradores, de forma a levantar a autoestima das comunidades para que a zona continue a ser o exemplo, “o farol no campo de comprometimento com o bairro”.

A paz, a amizade e a cordialidade foram evocadas pelo Presidente da República como uma luz que ilumina outras comunidades e outras localidades da Praia, de Santiago e de Cabo Verde, por entender que dada a complexidade de um país como Cabo Verde, a assunção das responsabilidades enquanto cidadãos e sociedade civil contribuirá para enfrentar todos os desafios.

Neves, no diploma que justifica a homenagem, enfatizou a importância da solidariedade social, das organizações da sociedade civil, dos grupos de jovens sob diversas linhas de motivação, desde a religião à cultura e ao desporto, no melhoramento do desempenho cívico e ambiental dos centros urbanos”.

Destacou, ainda, a localidade enquanto espaços de efetiva realização da cidadania e de geração de oportunidades económicas, sociais e culturais, bem como a sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;

“A assunção deste dever é bem a marca da comunidade de São Filipe, na Cidade da Praia, na verdade o motor da sua notável dinâmica social. No seio dela, homens e mulheres, no querer mudar o rumo adverso circundante e melhorar as suas condições de vida, e dos seus familiares, exercitam a sua cidadania activa”, lê-se no decreto Presidencial.

Realizações de ações e empreendimentos comunitariamente relevantes mediante a promoção da cultura da paz e da tolerância por um Cabo Verde mais próspero e justo, com oportunidades para todos, afiguram-se como atos enaltecidos pelo chefe de Estado, nesta distinção à esta comunidade do norte da Cidade da Praia.

Já em representação da comunidade de São Filipe, Francisco Vieira agradeceu esta distinção do chefe de Estado, ressalvando que José Maria Neves mostrou-se atento ao país e à comunidade cabo-verdiana na sua generalidade, deixando filme em como a comunidade tudo fará para continuar a ser vista como um exemplo no desenvolvimento da localidade.

Disse que a comunidade está ativa e que luta, diariamente, para ajudar o país no seu pleno desenvolvimento, afiançando que “por ser a fronteira entre a capital e o interior de Santiago”, São Filipe reivindica um valor especial, assim como o país.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest