
Quarta-feira, 29 de Março, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, discursa hoje, em Tenerife, Canárias, no Ato Institucional da Comemoração do Dia de Mandela, em que vai destacar o falecido estadista sul-africano como “referência da governação democrática” em África.
“[Nelson] Mandela foi um homem que deixou muitas luzes sobre a boa governação num ambiente plural, sempre difícil e complexo”, afirmou José Maria Neves, em declarações à Rádio de Cabo Verde (RCV).
Lembrou que o continente africano sempre conviveu com a escravatura, o colonialismo e o pós-colonialismo, um pouco estribado na violência e no racismo, mas, sublinhou, Nelson Mandela mostrou que é possível “dialogar, aceitar as diferenças e construir uma sociedade acima das divergências e, sobretudo, pensar numa África de paz e desracializada, moderna e próspera”.
Para Neves, Mandela mostrou-se ser uma figura que não tem apego ao poder, além de uma enorme capacidade de perdoar e de construir pontes para que as diferentes sensibilidades políticas possam ser agregadas.
Além de falar sobre Mandela, José Maria Neves vai estar com o presidente do Governo Regional, o presidente do parlamento da comunidade autónoma das Canárias e outras autoridades locais, com quem abordará a cooperação entre Cabo Verde e as Canárias, no quadro da Macaronésia e da Conferência dos Arquipélagos da Macaronésia criada em 2010.
Durante a sua estada nas ilhas Canárias, José Maria Neves manterá encontros com o Presidente do Governo Regional das Canárias e com o Presidente do Governo Insular de Tenerife, em que abordará assuntos relacionados com a cooperação bilateral.
Conforme a Presidência da República, a agenda da visita do Presidente da República iniciou-se com um encontro com o cabildo de Tenerife, Pedro Manuel Martin Dominguez, uma oportunidade para as partes aprofundarem sobre o potencial de cooperação entre Cabo Verde e Canárias.
“No caso particular de Tenerife, o Presidente sugere uma maior aproximação com a ilha do Fogo, pelas similitudes, com José Maria Neves a identificar o turismo ligado ao vulcão e outras atividades conexas, como estudos vulcanológicos, a vinicultura”, informou a Presidência da República.
Conforme o programa a que a Inforpress teve acesso, o chefe de Estado será recebido, também na sede da Câmara Municipal de La Laguna pelo prefeito e representantes da Corporação Municipal, numa cerimónia que contará com a participação dos estudantes cabo-verdianos participantes no Campus África.
No plano científico, José Maria Neves encoraja o reforço do intercâmbio entre a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade de La Laguna em áreas como enfermidades tropicais e as alterações climáticas.
Durante a sua estada nas Ilhas Canárias, o mais alto magistrado da Nação fará, igualmente, uma visita ao Instituto Universitário de Doenças Tropicais e Saúde Pública das Ilhas Canárias (Universidade de La Laguna).
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv