PR inicia hoje visita a Portugal com reforço dos laços entre os dois países na agenda   

O Presidente da República inicia hoje uma visita de quatro dias a Portugal, a convite do seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, com o reforço dos laços históricos, políticos, económicos e culturais na agenda.

De acordo com uma nota divulgada pela Presidência da República, a visita de Estado de José Maria Neves, que estará acompanhado da primeira-dama, Débora Carvalho, tem também como objetivo, o reforço da amizade e solidariedade que sustentam a “extensa e intensa” cooperação existente entre os dois países.

Ao iniciar o programa, hoje, José Maria Neves e Débora Carvalho serão recebidos, no Palácio de Belém, em encontro restrito com o Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, seguido de um encontro alargado às delegações.

Antes, irá ter lugar cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerónimos, e o Presidente da República será recebido na Assembleia da República, e manterá um encontro com o presidente do parlamento português, Augusto Santos Silva.

Mais tarde, José Maria Neves, que também tem na agenda visita à sede da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), onde se reunirá com o secretário Executivo Zacarias da Costa, endereçando uma mensagem ao Comité de Concertação Permanente, irá receber as Chaves da Cidade, em sessão solene na Câmara Municipal de Lisboa.

De acordo com a mesma fonte, o chefe de Estado será também um dos oradores, juntamente com os Presidentes da República de Portugal e de São Tomé e Príncipe, no segmento “Diálogo entre Presidentes”, da Edição 2022 do Fórum Euroafricano, um diálogo global promovido anualmente pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, com o intuito de estreitar os laços entre a Europa e a África.

Nesta visita, o Presidente da República tem ainda um encontro com os presidentes das câmaras municipais portuguesas geminadas com autarquias cabo-verdianas, para além de visitar o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e a Universidade do Algarve.

José Maria Neves que irá dedicar uma “parte importante da sua agenda ao seu propósito de uma maior proximidade à vasta diáspora cabo-verdiana”, terá um encontro com a comunidade no Algarve/Loulé e na Amadora, e ainda irá participar nas festividades de Nhu Santiago, em Oeiras.

Integram, ainda, a delegação presidencial, de entre outras personalidades, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares o ministro das Comunidades, Jorge Santos, e o presidente da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), Herménio Fernandes.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest