PR José Maria Neves felicita Presidente eleito do Senegal

O Presidente cabo-verdiano, José Maria Neves, felicitou Bassirou Diomaye Faye pela eleição como novo chefe de Estado do Senegal, através de uma mensagem publicada na Internet.

“Felicito o Presidente eleito do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, pela sua brilhante vitória, à primeira volta”, escreveu José Maria Neves no Facebook, na segunda-feira.

O Presidente cabo-verdiano disse desde já esperar “trabalhar estreitamente com o novo Presidente, reforçando as relações de amizade e de cooperação” entre Cabo Verde e o Senegal.

Opositor antissistema, Bassirou Diomaye Faye, que ainda há 10 dias estava na prisão, vai tornar-se no mais jovem Presidente do Senegal, aos 44 anos, depois da vitória alcançada no domingo.

Será o quinto Presidente da história do país da África Ocidental com 18 milhões de habitantes.

A eleição está a ser descrita como um terramoto político, sendo esta a primeira vez, em 12 eleições presidenciais por sufrágio universal, que um candidato da oposição vence à primeira volta.

As eleições foram acompanhadas com atenção no estrangeiro, uma vez que o Senegal é considerado um dos países mais estáveis de uma África Ocidental abalada por golpes de Estado.

Lusa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest