Presidente da Câmara de Santa Catarina inicia encontros com mulheres para levar mensagem de união e força

A presidente da câmara de Santa Catarina inicia este domingo, na vila piscatória de Ribeira da Barca, um ciclo de encontros descentralizados com mulheres de várias localidades do município para levar mensagem de força e união.

Estes encontros descentralizados, enquadrado no “Março, mês da mulher”, para assinalar o Dia Internacional da Mulher, abrangem ainda as localidades de Ribeirão Manuel (17 de Março) e de Achada Lém (26).

A autarca, que já se reuniu, no passado dia 08 de Março, com funcionárias da autarquia e “rabidantes” (vendedoras), tem ainda encontros com monitoras, cuidadoras de idosos e agentes sanitárias (17 de Março, no Salão Nobre dos Paços do Concelho) e com mulheres beneficiárias do Rendimento Social de Inclusão (RSI) nos dias 22 e 23, no Centro Cultural Norberto Tavares.

“A mensagem é a mesma que tenho levado a todas as comunidades: união e força entre as mulheres. É nestes pequenos encontros que percebemos a ambição e a necessidade de cada uma. Num país e município que sabemos que a pobreza tem cara feminina temos que criar políticas de incentivo à criação de negócios”, adiantou hoje à imprensa Jassira Monteiro, a única mulher presidente de câmara em Cabo Verde.

Segundo disse, tendo em conta que Ribeira da Barca é uma comunidade com forte potencial no sector da pesca, vai reunir com as peixeiras e seus companheiros/pescadores para discutirem medidas que possam potencializar esta atividade económica desta vila piscatória.

Conforme informações da autarquia, a câmara está a mobilizar recursos junto de vários parceiros para que possa implementar dois projetos alternativos à apanha de areia na praia de Charco, em Ribeira da Barca e resolver definitivamente o problema, sendo uma de plantação em estufa e outro de aviário.

Ainda no âmbito do “Março, mês da mulher” prevê-se uma marcha das mulheres de Santa Catarina no dia 18 de Março, com concentração na Zona Pedonal de Assomada, e no dia 27, Dia da Mulher Cabo-verdiana, uma marcha das mulheres da Polícia e das Forças Armadas, entrega de kits a “rabidantes”, no Mercado Novo de Achada Riba, e um momento de convívio, confraternização e conversas soltas com a presidente da câmara denominada “Jassira à conversa com mulheres”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest