Primeira-dama apresenta Chefe do Estado como marido estudioso e cidadão normal

O novo Chefe de Estado merece elogios da primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katisa Carvalho, para quem José Maria Neves, empossado esta terça-feira, 09, é um marido estudioso a tempo inteiro e cidadão normal como qualquer cabo-verdiano.

Para Débora Carvalho a vida familiar de José Maria Neves é de “um homem cabo-verdiano normal, muito simples, gosta de uma boa anedota, de estar com a família, tem rotinas com os amigos, um estudioso a tempo inteiro, está sempre a ler, tanto a literatura como as áreas da política”.

Carvalho enalteceu, por outro lado, a escolha do povo cabo-verdiano e disse sentir-se feliz pela opção que o povo cabo-verdiano fez em eleger José Maria Neves como Presidente da República, ao mesmo tempo que destacou “a bonita cerimónia de empossamento com a presença do crioulo e do português, numa presença activa da nossa cultura”.

Destacou, igualmente, toda a mensagem passada pelo novo Presidente da República, assinalando as várias causas que o novo Chefe de Estado vai abraçar e dos muitos desafios que o País tem pela frente.

A nova primeira-dama referiu que assume este papel com “responsabilidade de representar os cabo-verdianos e responsabilidade maior de representar as mulheres cabo-verdianas”, já que o novo Chefe de Estado “tem estado sistematicamente a falar do papel das mulheres na sociedade cabo-verdiana”.

Exortou a uma melhor valorização do papel da mulher cabo-verdiana numa sociedade que, apesar de ser matriarcal, nota-se “a falta de disponibilidade do tempo para as mulheres poderem estar em vários palcos merecidos”.

Prometeu, em declarações à Inforpress, representar bem as mulheres cabo-verdianas no País e na diáspora, mas também de poder lutar para as várias causas.

Em relação ao empossamento destacou ainda a forma como o presidente da Assembleia Nacional fez referência à força e resiliência da mulher cabo-verdiana e da mãe do novo presidente, Dona Nair Pereira Neves, que vai ao encontro de uma “preocupação muito presente” do marido, desde à altura que desempenhava o papel do primeiro-ministro.

José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O antigo primeiro-ministro (2001-2016) sucede a Jorge Carlos Fonseca que cumpriu dois mandatos como chefe de Estado cabo-verdiano.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest