Provedor de Justiça classifica situação da Câmara Municipal de São Vicente de “muito difícil”

O Provedor de Justiça considerou hoje a situação da Câmara Municipal de São Vicente “muito difícil” e para a qual deseja que o presidente e os vereadores encontrem uma solução para a “acalmia” da ilha.

José Carlos Delgado teceu essa consideração à imprensa, no Mindelo, na sequência de uma visita de cortesia ao presidente e que se enquadra no programa de deslocação à ilha, que nesta primeira fase acontece de hoje a 04 de Novembro.

O Provedor de Justiça disse ter trocado impressões com o edil sobre a situação camarária e do impasse existente entre Augusto Neves e os vereadores da oposição e afirmou estar convencido de que estes podem encontrar uma solução para a “acalmia de São Vicente”.

Conforme a mesma fonte, a questão ultrapassa as responsabilidades do Provedor de Justiça, mas, conseguiu dar o seu ponto de vista “muito pessoal” sobre as “várias formas” de se ultrapassar o impasse.

Por outro lado, José Carlos Delgado considerou “muito importante” a visita a Mindelo por ter a oportunidade de dar a conhecer o papel da figura do provedor, que ainda é “muito pouco conhecida” assim com as formas de se recorrer aos seus serviços, que é “muito simples e gratuita”.

Neste sentido, o responsável tem marcado encontros com a classe estudantil, com forçar vivas e associações locais e ainda visita ao estabelecimento prisional da Cadeia de Ribeirinha.

No caso da Cadeia de Ribeirinha, José Carlos Delgado disse já ter audiências marcadas com quase todos os reclusos, dos quais tem recebido várias queixas. Após as audiências encontrar-se-á com a direção do estabelecimento prisional para discutir sobre os assuntos.

Após o dia 04, José Carlos Delgado desloca-se à ilha de Santo Antão para uma visita de cinco dias, 05 a 10, aos três concelhos onde terá encontros semelhantes com diversas entidades.

O Provedor de Justiça regressa a Mindelo no dia 11 para audiências a cidadãos com queixas ou que necessitam da intervenção deste órgão.
Nos últimos dias, José Carlos Delgado visitou também as ilhas de São Nicolau e Sal.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest