Representante dos EUA nas Nações Unidas visita Cabo Verde no próximo domingo

A representante permanente dos EUA junto das Nações Unidas, a embaixadora Linda Thomas-Greenfield, chega a Cabo Verde no próximo domingo, 08, com a questão da segurança alimentar no topo da sua agenda.

Segundo uma nota de imprensa do gabinete de comunicação e imagem do Governo, a visita insere-se no périplo que Linda Thomas-Greenfield efetua à Uganda, Gana e ao arquipélago, visando reforçar as relações entre os Estados Unidos da América e a África.

Linda Thomas-Greenfield, que é representante permanente dos EUA junto das Nações Unidas e membro proeminente do Gabinete do Presidente Joe Biden, traz no topo da sua agenda a questão da segurança alimentar, sobretudo os esforços que o seu país tem feito para mitigar a insegurança alimentar derivada da guerra na Ucrânia.

“O foco estará centrado na subida de preços dos produtos alimentares, da energia e de combustíveis, do engajamento do seu país na mitigação face às populações, bem como as mudanças climáticas, secas e inundações severas, a covid-19 e o aumento dos conflitos no continente”, lê-se no comunicado.

Consta do programa um encontro com as autoridades nacionais para discutir as respostas que os EUA têm dado a essas crises, inclusive por meio de um “Roteiro para a Segurança Alimentar Global”, e os compromissos assumidos que visam afirmar e fortalecer as relações de parcerias com os líderes e povos africanos.

Segundo a mesma fonte, será ainda abordada a cimeira EUA/África, aprazada para Dezembro próximo e que contará com a participação do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Durante a estada em Cabo Verde, a embaixadora Linda Thomas-Greenfield irá reunir-se com o chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, e com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Alberto Figueiredo Soares.

No final do encontro, está prevista a realização de uma conferência de imprensa conjunta, com a participação do Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e a representante permanente das Nações Unidas

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us