Sal: Ministra Eunice Silva averigua andamento das obras da estrada Santa Maria/Espargos/Palmeira

A ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva, inicia terça-feira uma visita de três dias ao Sal, para se inteirar do andamento das obras da estrada Santa Maria/Espargos e no troço Espargos/Palmeira.

Eunice Silva, que se faz acompanhar de uma “importante” delegação, conforme uma nota de imprensa a que Inforpress teve acesso, dedica esta deslocação a encontros de concertação entre as estruturas do seu Ministério na ilha.

Esta missão, segundo a mesma fonte, tem também como propósito ver de perto os ganhos e os desafios que se colocam à ilha, sobretudo no que respeita à gestão dos fluxos rodoviários e na execução das obras da reabilitação e requalificação da Estrada Espargos/Santa Maria, cuja infraestrutura contou com o financiamento do Banco Mundial, enquanto as obras da estrada Espargos-Palmeira deverão ser financiadas pelo Governo.

Na quarta-feira de manhã, Eunice Silva reúne-se com a equipa camarária liderada por Júlio Lopes, para abordar as perspetivas da criação de novos pólos de expansão de zonas habitacionais, por forma a prever novos constrangimentos na expansão das cidades de Espargos e Santa Maria.

Depois deste encontro irá visitar diversas localidades da ilha, a zona de expansão de Espargos, nomeadamente, Chã de Matias, Alto Solarino, Alto de Fátima e Fontona para, de seguida, reunir-se com o presidente do conselho de administração da ASA, Jorge Benchimol.

E na quinta-feira, terceiro e último dia do seu programa de visita de trabalho à ilha turística, a titular da pasta das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação visitará as obras de habitação social em curso na localidade de Alto Santa Cruz.

Posto isto, deverá reunir-se, novamente, com uma equipa da câmara municipal, com vista à discussão das questões específicas do realojamento e erradicação das barracas nos assentamentos informais, já em curso na ilha da Boavista, e replicado no Sal.

Durante a sua estada no Sal, Eunice Silva vai analisar ainda juntamente com a autarquia, a estratégia que se irá adotar com o realojamento dos residentes nos bairros informais do Alto de São João e Santa Cruz que se prevê iniciar em meados do corrente ano, com a conclusão das obras das habitações sociais, já na fase final de construção.

A assinatura de um protocolo de colaboração e implementação do projeto de infraestruturação da zona de Fontona, entre a Câmara Municipal do Sal e a IFH S.A marca, segundo a nota de imprensa, o ponto alto da deslocação da ministra Eunice Silva ao Sal.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest