
Quarta-feira, 22 de Março, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, mostrou-se hoje agradado com o pulsar do desenvolvimento e crescimento da ilha do Sal, destacando os “fortes investimentos” e a requalificação urbana, realizados tanto pela câmara como pelo Governo.
José Maria Neves manifestou este sentimento na sequência da sua visita de quatro dias ao Sal, iniciada esta terça-feira, devendo terminar na sexta-feira com uma visita à II Região Militar.
Regozijando-se ainda com a retoma da economia, o ritmo de crescimento e o processo de modernização em curso no Sal, o Presidente da República, pondera, entretanto, o facto de o Sal ser uma ilha de imigração, chegando cada vez mais famílias à procura de oportunidades de emprego, necessitando, nesta medida de equipamentos sociais, como jardins, escolas, habitação, entre outros.
Além dessas preocupações, José Maria Neves manifestou também inquietação quanto à questão da Violência Baseada no Género (VBG), ao abuso sexual contra menores, questões sociais, no seu entendimento “muito candentes” na ilha e que merecem uma atenção especial, um olhar atento.
“Mas, sobretudo, cooperação entre a autarquia local, o Governo, as empresas, as famílias, escolas, ONG, para se encontrar as melhores soluções. Aqui tem a ver com hábitos mentais, desestruturação, desorganização das famílias, as migrações (…). Portanto, há um feixe de causas que acaba por empurrar a sociedade para alguns fenómenos negativos”, observou, comentando que há que haver um trabalho conjunto, comum, para se resolver essa questão.
Do encontro com o edil Júlio Lopes, o chefe de Estado destacou o facto de haver uma “forte preocupação” com as questões que dizem respeito ao desenvolvimento da ilha.
“Há uma visão para o desenvolvimento da ilha. Os recursos serão sempre escassos, mas as políticas públicas são assim, ter habilidade para num contexto de escassez de recursos conseguir priorizar e encontrar as melhores soluções. Há boas novas e coisas muito interessantes que estão a ser feitas no terreno”, frisou.
Hoje de manhã, o Presidente da República esteve no Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA), e na Associação de Chã de Matias, reservando o período da tarde para visita às comunidades, zonas de Alto São João, Alto Santa Cruz, IFH e África 70, bem como um encontro com as comunidades imigradas.
José Maria Neves encontra-se no Sal para uma visita de quatro dias, para se inteirar da realidade socioeconómica da ilha, “fortemente” fustigada pelos impactos da pandemia da covid-19.
Nesta deslocação onde pretende contactos diretos com a população, com as autoridades e os dinamizadores dos diversos sectores de atividade, o Presidente das República dará “forte atenção” ao sector social, com foco no emprego, habitação e família, assim como no combate à VBG e à violação sexual de menores, com visitas a várias comunidades e a instituições relacionadas.
A agenda contempla ainda o sector do turismo, com visitas a empreendimentos e encontros com instituições e organismos ligados ao sector.
Inforpress