Santa Cruz: Governante destaca criação de empregos e obras no âmbito do programa de mitigação da seca

O ministro da Agricultura e Ambiente mostrou-se esta quinta-feira, 30, satisfeito com a execução dos programas de mitigação da seca, em curso em Santa Cruz, destacando a criação de cerca de 600 empregos temporários e obras deixadas nos diferentes povoados.

O governante fez este balanço a meio percurso dos programas de mitigação da seca, do mau ano agrícola e escalada de preços, financiados no âmbito dos contratos-programa assinados entre o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) e a edilidade santa-cruzense, no âmbito da sua visita para constatar “in loco” as intervenções realizadas e em curso dos programas.

Os programas em curso em nove localidades do município de Santa Cruz, além da criação de empregos temporários e obras hidráulicas, calcetamentos, construção de muros de contenção, ligação de água e de esgoto, vão ainda melhorar condições de vida dos munícipes e mitigar a situação provocada pela seca e guerra na Ucrânia.

Durante a sua estada em Santa Cruz, Gilberto Silva visitou ainda as obras do MAA em curso no âmbito do programa POSER, nomeadamente as de construção de dois reservatórios de água e reabilitação de alguns, e ainda as de construção de uma rede de água visando melhorar eficiência de água para agricultura, incluindo parque fotovoltaico.

Gilberto Silva assegurou que cerca de 70 por cento (%) das obras orçadas em quase 70 mil contos já estão executadas e vão estar prontas em Maio.

Além das obras hidráulicas, informou que o projeto prevê formações e assistência técnica, visando ajudar os agricultores a melhorar a produção, valorizar os produtos, aumentar o rendimento, e, consequentemente, passar de uma agricultura de subsistência para uma de rendimento.

O governante visitou ainda as obras em curso no âmbito do Fundo do Ambiente, nomeadamente uma estação elevatória de esgotos, num investimento de 10 mil contos mais recursos adicionais da edilidade santa-cruzense para ligações domiciliárias na cidade de Pedra Badejo e ainda construção do miradouro de Ponta Achada.

Na quarta-feira, o ministro da Agricultura e Ambiente esteve nos municípios de São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo e Santa Catarina para constatar “in loco” o andamento dos projetos de abastecimento de água em curso nestes três municípios do interior de Santiago, financiados pelo Governo em mais de 151 mil contos.

As obras, iniciadas em Outubro de 2022, e que deveriam estar concluídas em Março, segundo o governante, sofreram atrasos devido a dificuldades no transporte de materiais, mas garantiu que vão estar concluídas em Junho.

Em São Lourenço dos Órgãos, o projeto abrange cerca de 21 quilómetros (km) de condutas, sete reservatórios, em que cinco foram reabilitados e dois construídos de raiz, três estações de bombagem, com capacidade de 17 metros cúbicos por hora (m3/hora), beneficiando as localidades de Nhagar/Cutelo Montanha, Zeca da Moura, Monte Riba/Misericórdia e Rasta.

Segundo o Governo, financiador do projeto, orçado em mais de 40 mil contos, o mesmo irá permitir a água dessalinizada da cidade da Praia chegar à localidade de Montanha e prevê aumentar a disponibilidade de água canalizada no município em cerca de 12,5%.

Já os projetos de abastecimento de água de Santa Catarina (Junco) e São Salvador do Mundo (Tomba Pilão, Cutelo Vaz, Leitão Grande e Achada Igreja) também financiados pelo executivo em mais de 110 mil contos, consistem em 16 km de condutas de distribuição, 8 km de condutas de adução, dois reservatórios construídos e quatro reabilitados e duas estações elevatórias construídas.

O projeto vai permitir que a água dessalinizada da Ribeira da Barca chegue à Picos Acima e Achada Igreja, em São Salvador do Mundo, e contemple 2005 novas famílias com água canalizada, e chegue às localidades de Junco e Cruz de Picos, em Santa Catarina, beneficiando 850 novas famílias, o que representa um aumento de cerca de 2,1% de ligações de água canalizada no município.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest