São Nicolau: Coordenador da RNCEPT-CV defende a necessidade de união entre instituições para uma educação inclusiva

O coordenador nacional da Rede Nacional de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV), Abraão Borges, falou este sábado, 30, sobre a necessidade de união entre instituições para promover uma educação inclusiva.

Em entrevista à Inforpress no âmbito do Workshop/animação comunitária em técnicas de advocacia para a educação em São Nicolau, o coordenador nacional da RNCEPT-CV, reafirmou a importância de haver uma união entre todas as instituições, para que a educação inclusiva seja promovida da melhor forma.

“É necessário juntar todas as forças/instituições, no sentido de fazer com que a educação seja inclusiva e para todos em Cabo Verde, principalmente a educação desde a pequena infância, sendo este o alicerce para a qualidade da educação no futuro”, destacou.

Abraão Borges salientou que a união é a única forma destes promotores levarem a sua mensagem aos decisores políticos, para que os objectivos sejam alcançados.

“Devemos juntar as vozes para chegarmos aos decisores, para que a educação seja de facto uma realidade inclusiva e para todos em Cabo Verde”, salientou.

O coordenador nacional da RNCEPT-CV informou ainda que além do workshop sobre advocacy em educação, também realizaram uma animação comunitária para melhor envolver os participantes.

“Aqui estamos a fazer duas coisas em simultâneo, o workshop sobre advocacy em educação e ao mesmo tempo animação comunitária, porque através da música, jornalistas e membros de outras instituições, podemos chegar mais facilmente à nossa advocacia ou ferramenta para transformar políticas públicas”, afirmou.

Abrão Borges terminou apelando para que todos lutem pela causa da educação, principalmente a educação pré-escolar.

Também em entrevista à Inforpress, Gilvan Vitor dos Santos, explicou sobre as informações que pretenderam transmitir com o workshop.

“A Advocacy é uma acção estratégica que busca fazer com que os decisores públicos ouçam a população carente, portanto tentamos aqui mostrar como se faz advocacia, isto é, quais as técnicas necessárias para a sua execução”, realçou.

O encontro promovido pela RNCEPT-CV teve como objectivo capacitar e fortalecer profissionais da educação, associações comunitárias  jornalistas, activistas e outros membros, nesta área específica e envolver a comunidade educativa na construção de políticas educativas credíveis, com base no cumprimento das normas dos objectivos de desenvolvimento sustentável.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest