São Nicolau: Primeiro-ministro inaugura obras do cais de pesca do Tarrafal

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, afirmou que o cais de pesca do Tarrafal de São Nicolau, inaugurado ontem, dia 28, irá trazer “qualidade, segurança e maior operacionalidade”.

O chefe do Governo, teceu estas declarações durante o seu discurso no acto de inauguração da obra, orçada em 133 mil contos, e que expandiu a capacidade de atracagem do porto, incluindo ainda novos cacifos e acessórios que facilitam a logística marítima.

“São 133 mil contos, mas para além do montante investido é aquilo que é o retorno, aquilo que nós entregamos para os pescadores, os armadores, os operadores da indústria pesqueira, para a economia da ilha e para o desenvolvimento que nós queremos cada vez mais sustentável de Cabo Verde e de São Nicolau”, afirmou.

O primeiro-ministro lembrou ainda que o cais está integrado dentro do pacote maior, que é o complexo de pesca, que envolve a área do complexo de frio, que funciona através de uma concessão a um privado.

“O impacto é sobre a pesca artesanal, a pesca semi-industrial, a pesca industrial, a indústria, quer dizer que queremos cada vez mais que o sector da economia marítima contribua mais para a economia local e que São Nicolau desempenha um papel e tem uma posição importante nessa linha”, acrescentou.

Ainda em relação ao sector marítimo, Ulisses Correia e Silva garantiu que as obras de construção da gare marítima do porto do Tarrafal devem arrancar em 2025.

Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José Freitas, afirmou que a inauguração representa um “marco significativo” para o desenvolvimento do sector das pescas no concelho.

“Esta obra para além de proporcionar condições necessárias para que os pescadores, peixeiras e armadores trabalhem com segurança, também promove a indústria pesqueira com impactos diretos na nossa economia”, acrescentou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest