São Vicente: Sindep realiza workshop para consciencializar delegados sindicais sobre trabalho e direitos sindicais

O Sindicato Nacional dos Professores (Sindep), em São Vicente, realiza, esta sexta-feira, 10, um workshop sobre o tema “direitos sindicais são também direitos humanos”, para consciencializar os delegados sindicais sobre o trabalho e direitos sindicais.

Em declarações à Inforpress, o secretário regional do Sindep em São Vicente, Nelson Cardoso, explicou que o workshop será realizado na União dos Sindicatos de São Vicente para delgados do Sindep e de outros sindicatos da ilha como forma de assinalar o “Dia Mundial dos Direitos Humanos”, que se celebra a 10 de Dezembro”.

“Hoje em dia, há sempre a tendência de negar os direitos aos trabalhadores. E o direito ao trabalho é um dos que constam da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Queremos despertar e tentar criar mais consciência activa para promover os direitos humanos e defendê-los, principalmente o direito ao trabalho”, esclareceu o sindicalista.

Segundo Nelson Cardoso, o Sindep defende o direito ao trabalho digno e decente e também os direitos colectivos dos trabalhadores, como o direito à sindicalização e à protecção sindical, e acrescentou que outro objectivo é dar a conhecer os tratados internacionais que sustentam as leis laborais em Cabo Verde.

Para isso, avançou a mesma fonte, o tema será abordado em três perspectivas, nomeadamente, uma abordagem jurídica, que será apresentada pelo advogado Pedro da Luz, a vertente sindical, que será apresentada pelo ex-secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS), Júlio Ascensão Silva, e a abordagem social, que será feita pela psicóloga organizacional Telma Lopes.

Anualmente, no dia 10 de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial dos Direitos Humanos, data em que a Assembleia-Geral das Nações Unidas adoptou e proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Palais de Chaillot, em Paris, França.

As comemorações realizadas anualmente servem para apontar a necessidade de acções do Estado e da sociedade no cumprimento de compromissos civis, políticos, sociais e ambientais previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest