Setenta e cinco professores reclassificados por terem adquirido novas habilitações em 2018

O Governo, através do Ministério da Educação, acaba de reclassificar 75 professores por terem adquirido novas habilitações que lhes conferiram o grau mínimo de licenciatura em 2018, foi esta quarta-feira, 26, anunciado.

Em comunicado, o executivo assegura que está a resolver, “de forma séria e sistemática”, as diversas pendências e distorções na carreira dos professores, acumuladas desde 2008, em resposta às reivindicações.

“De 2016 a 2023, o Governo já resolveu pendências beneficiando mais de sete mil professores, num investimento de mais de 800 mil contos por ano”, indica a mesma fonte, que sublinha que apesar dos condicionalismos impostos pela conjuntura económica nacional e internacional, o Governo continua a trabalhar para a resolução das pendências da classe docente.

Concluindo este processo, o executivo promete promover a revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente, em estreita articulação com os sindicatos que representam os professores.

“Estamos a cumprir os compromissos assumidos com os professores e com os sindicatos, conforme o cronograma apresentado”, assinala, reafirmando o compromisso de concluir o processo da resolução das reclassificações dos professores e de continuar a trabalhar para ter uma classe docente mais motivada ainda este ano.

O presidente do Sindicato Nacional dos Professores, Jorge Cardoso, em declarações à Inforpress, por ocasião do Dia Professor Cabo-verdiano, assinalado a 23 de Abril, afirmara que o dia seria celebrado este ano sob o signo de “desmotivação” devido às pendências e às promessas “não cumpridas”.

“A situação dos professores em termos de promoção e progressões está na mesma situação. Apenas temos promessas do ministro, mas até este momento nada foi resolvido”, afirmou na ocasião, tendo acrescentado que do processo fazem parte “congelamento e carreira” e a resolução das pendências, a que o ministro “muito tem falado, mas nada resolvido”.

O Dia do Professor Cabo-verdiano é celebrado a 23 de abril, em honra ao patrono dos docentes, o escritor, poeta e linguista Baltazar Lopes da Silva.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest