
Domingo, 26 de Março, 2023
O líder da bancada Municipal do MpD no Tarrafal de Santiago considerou esta terça-feira, 14, “falsas” e autêntica “propaganda política” as informações passadas pelo presidente da Câmara Municipal sobre a criação de cidade turística e desportiva no município.
Manuel Landim fez esta afirmação em conferência de imprensa, concedida esta tarde, para esclarecer as declarações do presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago quanto à mobilização de fundos e parcerias para transformação de Ponta d’Atum em cidade turística e estádio municipal em cidade desportiva.
“Nada mais falso, uma autêntica propaganda política e continuação de onda de populismo que tem estado a marcar esta câmara municipal, que tem pautado numa espécie de concorrência de obras com o Governo, que podem ser facilmente identificadas como obras lideradas por Ulisses Correia e Silva”, disse, afirmando que a cidade turística e suas infraestruturas já existem.
E para maior notoriedade do que fala, apontou infraestruturas como ponte de acesso a ZDTI de Alto Mira, construída com orçamento de mais de 100 mil contos, orla marítima do Tarrafal e asfaltagem de Fazenda com passagem para Trás- os-Montes e Ponta Furna, no valor de 70 mil contos.
O responsável realça ainda que foi o Governo suportado pelo MpD quem definiu o município do Tarrafal como um dos pólos de desenvolvimento turístico da ilha de Santiago e quem elaborou e publicou o plano de ordenamento turístico de ZDTI de Alto Mira, assim como identificou a zona de Fazenda para Aldeia Turística Rural.
De acordo com o líder da bancada do MpD na câmara do Tarrafal de Santiago, todos os projectos existentes no concelho foram promovidos pelo Governo, ressaltando que o que o presidente da câmara quer fazer onde já existe investimento deveria ser aplicado em outros locais.
“(…) porquê é que o senhor presidente insiste em tentar passar a ideia de que a obra é da câmara e que o Governo aparece como parceiro?”, questiona, sublinhado que o slogan “Tarrafal, mudar é preciso” não está a fazer sentido, uma vez que o melhor projeto da câmara municipal tem sido “populismo e pintura de parede”.
No dia 05 de Março, o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, em declarações à imprensa, afirmou estar a preparar o bairro de Ponta d’Atum para que no futuro possa transformar-se numa cidade turística desse município santiaguense, que almeja ser um pólo turístico.
O chefe do executivo municipal referiu ainda que esse feito, além da urbanização do sítio histórico de Ponta d’Atum, orçado em 20 mil contos, passa pela implementação de um “projeto maior” de requalificação urbana financiado pelo Governo em 140 mil contos.
Esclareceu ainda que a criação da “Cidade Desportiva do Tarrafal” é um projeto que extravasa a competência da edilidade, e que por isso estavam a mobilizar financiamento a nível internacional para a sua implementação.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv