UNTC-CS eleita membro do Conselho da Administração da OIT para o triénio 2024/2027

A União Nacional dos Trabalhadores de Cabo Verde – Central Sindical (UNTC-CS) foi eleita, pela primeira vez, membro do Conselho da Administração da Organização Internacional do Trabalho para o triénio 2024/2027.

O anúncio foi feito este sábado, 15, em conferência de imprensa, pela secretária-geral da UNTC-CS, Joaquina Almeida, que adiantou que a eleição aconteceu durante a 112ª Conferência Internacional do Trabalho, que decorreu de 03 a 14 deste mês, em Genebra, Suíça.

“Para nós é uma honra um país como Cabo Verde, sem recursos naturais e ter sido eleita paro representar mulheres e homens trabalhadores de Cabo Verde, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) da África, enfim, do mundo”, realçou.

Trata-se de um grande desafio, que segundo Joaquina Almeida, significa muito para Cabo Verde, mas também para a central sindical, que vai continuar a ter e ser uma voz activa dos trabalhadores neste importante órgão no qual o país foi eleito pela primeira vez.

Considerou que além de trazer muitas vantagens, a mesma traz ainda vários desafios, nomeadamente a nível do diálogo social, da defesa e luta por um trabalho digno para a justiça social com grande ênfase para a questão da migração.

“Em primeiro lugar, continuar a defender o direito da mulher, em particular da mulher trabalhadora, bem como dos trabalhadores em geral, um outro desafio muito importante e actual são as mudanças climáticas”, salientou.

Na ocasião, Joaquina Almeida realçou que a UNTC-CS vai continuar a pressionar o Governo para a implementação do trabalho digno para que haja justiça social.

Em relação às mudanças climáticas, assegurou que vão ser a voz e exigir dos grandes países industrializados alguma acção visível para combater e minimizar os efeitos das alterações climáticas.

O Conselho de Administração é o órgão executivo da OIT, reúne-se três vezes por ano, para tomar decisões sobre a política da organização, a agenda da Conferência Internacional do Trabalho e o projecto de Programa e Orçamento da OIT.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest