Autárquicas 2024: “Sou a única candidata do MpD à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina”, diz Jassira Monteiro

A atual autarca da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, disse sexta-feira, 24, ser a única candidata do MpD à presidência da câmara desse município santiaguense nas eleições autárquicas deste ano.

Jassira Monteiro, que é a única mulher a liderar uma câmara no país, falava aos jornalistas, em Ribeira da Barca, Santa Catarina, quando questionada sobre a notícia publicada pelo jornal online Santiago Magazine, dando conta que a Comissão Política Nacional do MpD, reunida no passado sábado, 17, decidira escolher o atual vereador da Economia Local, Jacinto Horta, para encabeçar a lista do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina nas eleições autárquicas deste ano.

“Sou a única candidata até agora, porque o partido (MpD) não fez até agora nenhum comunicado oficial. E quero que todos os santa-catarinenses saibam que vou levar o meu mandato até ao fim, ou seja, até ao empossamento da nova equipa camarária e penso que vai voltar a estar sob a minha liderança (…)”, observou.

Instada se vai avançar com ou sem apoio do Movimento para a Democracia (MpD, no poder), Jassira Monteiro respondeu nestes termos:

“Quero avançar com apoio do MpD, e sem o apoio quem sabe, são coisas que vamos decidir depois”.

Esta quarta-feira, 21, o presidente da Comissão Política Concelhia (CPC) do MpD em Santa Catarina garantiu à Inforpress que o partido ainda não definiu candidato à presidência da câmara municipal desse município santiaguense nas eleições autárquicas de 2024.

“Em Santa Catarina o Movimento para a Democracia ainda não tem candidato”, afirmou Nataniel Ribeiro.

Questionado se o atual vereador da Economia Local na Câmara Municipal de Santa Catarina, Jacinto Horta, é a aposta do partido ou não, insistiu parafraseando o secretário-geral do MpD, Luís Carlos Silva, de que “tudo não passa de especulação”.

No entanto, na segunda-feira, 19, Jacinto Horta tinha confirmado à Inforpress que é candidato do MpD à presidência da Câmara Municipal de Santa Catarina nas eleições autárquicas deste ano.

Segundo o político de 47 anos, não obstante, este “favoritismo” na sondagem feita pelo MpD, em que o seu nome foi confirmado pelos membros da Comissão Política Nacional (CPN) do partido que estiveram reunidos no fim-de-semana, notou que o processo está a seguir os trâmites normais até à confirmação pelo partido nos próximos dias.

Na ocasião, o professor de carreira afirmou estar preparado para encabeçar a lista do MpD à Câmara Municipal de Santa Catarina se assim o partido liderado por Ulisses Correia e Silva entender.

Os demais autarcas do MpD voltam a ser a aposta do partido nas eleições autárquicas deste ano, mormente Ângelo Vaz (São Salvador do Mundo), Carlos Vasconcelos (São Lourenço dos Órgãos) e Herménio Fernandes (São Miguel).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest