
Quarta-feira, 22 de Março, 2023
O Projecto Rota das Montanhas iniciou hoje a primeira etapa para Pico de Stancha, ponto mais alto da Boa Vista (390 metros), que contou com 24 participantes que fizeram o percurso de 13 quilómetros em cinco horas.
O coordenador de Juventude e desporto da Câmara Municipal da Boa Vista (CMBV), Paulo Barbosa, definiu deste projeto, enquadrado na agenda desportiva, como sendo uma pré-época tendo em conta que já existe um grupo constituído que participa no Boa Vista a Andar – Rota das tartarugas realizado no verão em época de desova desta espécie marinha.
Segundo analisou, Rota das Montanhas, que é também de carácter lúdico e ambiental, servirá para que não se fique parado e se continue no ativo das caminhadas, neste caso especifico para conhecer outras partes da ilha, as suas montanhas.
Conforme informou aquele responsável, a primeira etapa iniciou-se com trajecto de Fonte Vicente para Pico de Stancha, e regresso a Fonte Vicente num percurso de 13 quilômetros feito em cerca de cinco horas.
Paulo Barbosa disse ainda que os 24 participantes saíram do ponto de concentração, da cidade de Sal Rei às 06:00, para a caminhada que teve início às 07:00 e término do percurso por volta do meio-dia com um almoço de confraternização em Fonte Vicente.
“Começamos a primeira etapa forte porque temos cerca de 24 participantes, e muitas caras novas”, avaliou, frisando que, a primeira etapa de Rota das Montanhas foi “positiva”, decorreu na “normalidade, sem grandes dificuldades, e com boa avaliação das pessoas”.
O mesmo destacou que, como na rota das tartarugas, houve a participação de turistas, cerca de três, e um adolescente, o que aponta que a mensagem destas actividades estão a ser divulgadas e que as pessoas querem ser enquadradas neste tipo de projectos que podem vir a ser um produto turístico da ilha, apesar de ter agora a maior participação de nacionais.
“Apelamos para quem quiser vir, pessoas de qualquer idade, faixa etária. Por exemplo, hoje houve a participação de um adolescente de 12 anos, o que demonstra que estamos num bom caminho”, reiterou.
Natural da Inglaterra, Jonh Deling de 62 anos que vive em Portugal, mas que se desloca sempre à Boa Vista em férias, procurando envolver-se em atividades locais descreveu a caminhada de “boa” sendo que, a partir do Pico de Stancha teve a oportunidade de ver de cima muitas paisagens da ilha.
Para o mesmo, esta e outras opções servem para que, os turistas conheçam melhor as paisagens da ilha apreciando a sua natureza sendo que, a maioria dos visitantes estrangeiros ficam dentro dos hotéis.
O participante de 12 anos, Liedson Inocêncio disse que desde o início da divulgação do projeto esteve interessado em participar.
Pelo que o adolescente afirmou ter gostado e conseguido superar o percurso, e pretende voltar a marcar presença nas outras etapas bem como convidar outros colegas para o mesmo.
Posto isto, Paulo Barbosa considerou que isto demostra que as pessoas terão interesse em ir à próxima etapa que será no mês de Fevereiro para a montanha, rocha de Santo António, na zona de Povoação Velha.
Inforpress