
Quinta-feira, 7 de Dezembro, 2023
Este evento, segundo o técnico superior Riolando Sousa, enquadra-se no plano de educação financeira, onde a bolsa faz o seu papel de interagir com os económicos financeiros e com a sociedade em si.
É por isso que, argumentou este responsável, a instituição tenciona levar este workshop para localidades como Safende, por ser uma zona que se desenvolveu e por estar hoje organizada.
Com este curso prático e intensivo, a BVC pretende dar a conhecer a este público específico, o mercado de capitais e, particularmente, o mercado de valores mobiliário.
Riolando Sousa adiantou que durante o workshop vão dar também aos associados dos “Amigos de Safende” a conhecer os produtos da bolsa, destacando a importância deste tema para os futuros investidores.
“Estamos a dar-lhes a conhecer aquilo que podemos chamar de um agrupamento de três frentes que é mercado, funcionamento e produtos”, indicou, salientando que hoje em dia, todo o investidor, deve saber aplicar o seu dinheiro.
Neste âmbito, sublinhou, a BVC está sempre ciente da necessidade de “reforçar a sua presença” no mercado cabo-verdiano.
Debruçando um pouco sobre “O funcionamento da Bolsa de Valores”, Riolando Sousa explicou que este é um ambiente normal de sistema financeiro como uma banca em si, só que, esclareceu, na BVC se faz a interacção entre os dirigentes económicos, os investidores e os emitentes.
“O investidor, que é um aforador, tem o seu dinheiro e quer aplicar numa empresa e na empresa, neste caso, aquilo que chamamos agente necessitário, que precisa financiar e alavancar os seus projectos, portanto, via bolsa de valores, tem esse tipo de cruzamento”, explicou.
A formação intensiva, que decorrerá das 14:00 às 16:00, servirá, igualmente, de acordo com Castro Sousa, como troca de experiências, tendo revelado que futuramente irão promover um workshop destinado aos jornalistas.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv