Brasil manifesta apoio institucional a Cabo Verde para batizar Estádio Nacional com o nome de “Pelé”

 O Brasil manifestou apoio institucional à iniciativa do Governo cabo-verdiano em baptizar o Estádio Nacional, na Cidade da Praia, com o nome “Pelé”, em homenagem ao antigo futebolista brasileiro.

Pelé morreu em 29 de dezembro, aos 82 anos, no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, na sequência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do cancro do cólon.

Esta intenção do Governo de Luís Inácio “Lula” da Silva foi manifestada esta quarta-feira, 11, através de um Ofício do Ministério da Cidadania, enviado ao embaixador de Cabo Verde acreditado no Brasil, José Pedro Chantre D’Oliveira.

O documento, segundo uma nota do Governo, foi assinado pela ministra de Estado do Desporto do Brasil, Ana Beatriz Moser, reconhecendo esta iniciativa de Cabo Verde “como convergente aos objetivos” da administração federal brasileira.

Esta segunda-feira, 09, o ministro do Desporto, Carlos Monteiro, em declarações à Rádio de Cabo Verde, avançou que o Governo mantém a sua decisão de atribuir o nome de “Pelé” ao Estádio Nacional, apesar da polémica que o anúncio tem provocado na comunidade cabo-verdiana.

O governante disse que “é quase impossível ter uma unanimidade em decisões que mexem com temas que são normalmente tratados de forma apaixonada”, mas garantiu “que é uma decisão refletida e articulada por uma instância internacional de futebol, FIFA, embora a decisão nunca dependesse de alguma autorização deles”.

Carlos Monteiro considerou que o nome Pelé reúne todas as condições para ser nomeado ao Estádio Nacional de Cabo Verde, garantindo que o Palácio da Várzea respeita as opiniões contrárias, mas que o Governo decidiu seguir o seu caminho.

Sabe-se, entretanto, que já circula nas redes sociais várias petições, no país e na diáspora, contra a atribuição do nome Estádio Pelé à maior infra-estrutura desportiva do país.

Inforpress

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest