Brava: Delegacia de Saúde pretende vacinar 120 crianças contra HPV até Dezembro

O delegado de Saúde da Brava, Júlio Barros, avançou hoje que o objectivo é, até ao próximo mês de Dezembro, vacinar 120 meninas contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV).

Em declarações à Inforpress, o médico informou que o processo de vacinação iniciou a 16 de Agosto e até esta data já vacinaram dez crianças e que neste momento estão a trabalhar numa estratégia para fazer a divulgação e sensibilizar os pais e encarregados de educação para vacinarem as suas filhas.

“Neste momento já vacinamos 10 crianças e estamos a organizar palestras nas diversas zonas para orientar os pais, pedir o apoio das igrejas e de outras entidades no sentido de nos ajudar nesta luta de sensibilização”, anunciou a mesma fonte.

Conforme realçou, os pais das 10 crianças vacinadas demonstraram-se disponíveis para apoiar nesta luta.  

Júlio Barros explicou ainda que a vacinação contra HPV lançada por Cabo Verde requer duas doses, para garantir a imunização e será alargado a meninas com idade até 13 anos, a partir de 2022.

Segundo o mesmo, a imunização terá impacto na saúde das mulheres, na redução da morbidade e mortalidade.

O HPV, transmitido por contacto sexual, é responsável por 70 por cento (%) dos casos do cancro do colo do útero registados a nível mundial.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest