Brava: Serviço de Proteção Civil elabora Plano de Contingência para seguir na época das chuvas

O Serviço Municipal de Proteção Civil da Brava já elaborou o Plano de Contingência para a época das chuvas, alertando a população para seguir sempre as recomendações que são feitas a nível nacional.

O responsável do serviço na Brava, António Lopes, disse hoje à Inforpress que após uma concertação com o Serviço Nacional de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), já elaboraram o plano de contingência, tendo já iniciado algumas intervenções no terreno para uma melhor preparação.

Segundo a mesma fonte, o plano já foi disponibilizado a todos os membros do Serviço Municipal de Proteção Civil e das outras entidades bravenses de modo a que estes possam ficar em alerta para qualquer eventualidade.

Quanto aos trabalhos no terreno, destacou que já deram início ao corte e poda de árvores em algumas localidades, assim como aos proprietários e funcionários das minas de extração de inertes, onde os membros de Proteção Civil estão a efetuar uma fiscalização nos locais, mas também recomendando a limpeza dos escombros e dos locais após a extração de areia.

Questionado sobre os maiores riscos na ilha durante a época das chuvas, este responsável explicou que pelo que têm constatado, caso cair chuvas fortes ou fazer ventos fortes, os casos mais comuns têm sido quedas das árvores, das pedras, obstrução de caminhos, problemas com algumas casas que podem correr o risco de desabar e algumas inundações.

Mas, garantiu que o Serviço Municipal de Proteção Civil tem vindo a atuar prontamente quando têm surgido algumas situações, e que este ano vão atuar na mesma linha.

Inforpress/

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest