
Domingo, 28 de Maio, 2023
O horário do jogo Vulcânico – Palmeira, a contar para a segunda jornada do Grupo B do campeonato nacional de futebol, agendado para sábado, 29, coincide com a realização da final de corrida de cavalos.
Uma vez que as tradicionais corridas de cavalos das festividades da Bandeira e do Dia do Município de São Filipe são a atividade que mobiliza maior número de pessoas, a direção do Vulcânico solicitou o adiamento do jogo para o domingo, 30, mas atendendo a um conjunto de constrangimentos, sobretudo de transporte. a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) mantém a data, mas antecipou o horário do jogo para as 15:00.
O presidente do Vulcânico, Paulo Barbosa disse à Inforpress que o pedido do adiamento do jogo para o domingo, 30, não foi aceite porque a equipa da Palmeira tem viagem de regresso precisamente para esse mesmo dia que e não há possibilidades para garantir a saída da equipa nos dias subsequentes.
A tentativa para antecipar o jogo para sexta-feira, 28, de modo a não coincidir com a fase final da corrida de cavalos também foi descartada porque o campeão da ilha do Sal chega à ilha no início da tarde de sexta-feira, impossibilitando assim de jogar no mesmo dia.
A direção do Vulcânico está a negociar com a equipa da Palmeira e com as entidades organizadoras dos jogos do campeonato nacional a possibilidade de o jogo começar mais cedo, possivelmente às 14:30 de modo a terminar por volta das 16:30, permitindo a deslocação dos adeptos ao campo de São Lourenço, localizado a menos de dez minutos de carro da cidade de São Filipe, e regressando ainda a tempo de assistir a fase final das corridas de cavalos.
Sobre a possibilidade da antecipação do início do jogo Vulcânico – Palmeira, a Federação Cabo-verdiana de Futebol decidiu antecipá-lo para às 15:00 no campo de São Lourenço e vai permitir aos adeptos do Vulcânico a possibilidade de poderem assistir a parte final das tradicionais corridas de cavalos.
A equipa do Vulcânico, que venceu a formação de Sanjoanenses, de Santo Antão Sul, tem os mesmos três pontos que a formação de Palmeira que, por seu lado, derrotou o Belo Horizonte de São Nicolau por 3-0 na primeira jornada.
Para alguns dirigentes do Vulcânico, a Associação Regional de Futebol do Fogo (ARFF) devia acautelar-se aquando da realização do sorteio, propondo na altura que o jogo fosse calendarizado para um outro dia que não coincidisse com o dia da realização da fase final da corrida de cavalos dado que este evento é a que mais pessoas mobilizam.
Inforpress