Campeonato CV: Rui Leite e Janito Carvalho são os únicos treinadores em prova com título nacional no currículo

Os treinadores Rui Alberto Leite, da Académica do Mindelo, e Janito Carvalho, dos Travadores, são os únicos dos 12 na presente edição do campeonato de Cabo Verde que ostentam o título nacional no currículo.

O primeiro é   dos treinadores mais titulado de Cabo Verde e com a proeza de ter conquistado o título nacional por quatro anos consecutivos (2014-15, 2015-16, 2016-17, 20117-18 e 2018-19), no comando do Mindelense de São Vicente.

Nesta época, a dirigir a Académica   do Mindelo, tem a missão de defender o título conquistado no ano passado, na final com o Palmeira (1-0) disputada no Estádio Municipal Arsénio Ramos, em Sal Rei, na Boa Vista.

Rui Alberto Leite, que assumiu o comando técnico da Académica do Mindelo na última  jornada do regional, após  a saída  de Carlos Macha, garante que a sua equipa terá “uma palavra a dizer” na prova.

A Académica, terceira classificada no campeonato regional e detentora da Taça de São Vicente, conquistada com Rui Alberto Leite como treinador, estreia-se no campeonato de Cabo Verde esta  sexta-feira,21, com uma deslocação à Brava para defrontar a campeã local, a equipa da Morabeza.

”Iremos jogo a jogo, com humildade, seriedade e trabalho, porque o campeonato de Cabo Verde põe as equipas perante vários condicionalismos, entre eles viagens, alimentação e estadia, itens que têm de ser bem geridos para no fim observar os resultados”, observou Rui Alberto Leite à Inforpress.

Janito Carvalho, por seu lado, sagrou-se campeão de Cabo Verde com o Boavista da Praia na época 2009-2010 e Sporting da Praia (2011-2012)  e  tem  ainda no  seu palmarés três conquistas da Taça  de Cabo Verde,  sendo dois   pelos axadrezados   e um  pelos Travadores.

Mesmo assim, assume a ambição de conquistar o campeonato de Cabo Verde, desta feita com os Travadores,  cuja a última  conquista  data da época 1995-96.

”Estamos num grupo muito forte, juntamente com o Mindelense, mas é claro que a nossa ambição é ganhar o campeonato de Cabo Verde”, assumiu Janito Carvalho,

Os Travadores, representantes de Santiago Sul na prova, tem a sua estreia marcada para domingo, 23, às 16:00, no Estádio Arsénio Ramos, na ilha da Boa Vista, ante ao Juventude do Norte, formação que vai fazer a sua estreia absoluta no campeonato nacional.

A prova “rainha” do futebol cabo-verdiano, referente à época 2022-2023, vai ser inaugurada este final de semana com três jogos no sábado e outros tantos no domingo, de acordo com a Federação Cabo-verdiana de Futebol.

Para sábado, 22, o Mindelense recebe no Estádio Municipal Adérito Sena, em São Vicente, a sua congénere de Santo Crucifixo, de Santo Antão Norte, a contar para o Grupo A, ao passo que a formação da Palmeira, campeã regional do Sal, faz a receção ao Belo Horizonte, de São Nicolau, no Estádio Marcelo Leitão, nos Espargos.

Também no sábado está escalonado o embate entre o Sanjoanense, campeão de Santo Antão Sul, e o Vulcânico, vencedor do regional do Fogo, em partida a ser disputada no Estádio Municipal Porto Novo.

Para domingo, 23, a Juventude do Norte, campeã regional da Boa Vista, recebe no Municipal Arsénio Ramos, a sua similar dos Travadores, vencedores do regional de Santiago Sul, ao passo que o Figueirense do Maio recebe a visita do Varandinha de Santiago Norte.

O jogo Morabeza da Brava – Académica do Mindelo foi antecipado para hoje no Estádio Aquiles d’Oliveira, na ilha Brava.

De acordo com a calendarização, as equipas campeãs regionais de São Vicente (Mindelense), de Santo Antão Norte (Santo Crucifixo), da Boa Vista (Juventude do Norte) e de Santiago Sul (Clube Desportivo Travadores), partilham o Grupo A.

O Grupo B é constituído pelos vencedores dos regionais das regiões desportivas do Sal (Palmeiras), de São Nicolau (Belo Horizonte), de Santo Antão Sul (Os Sanjoanense) e Fogo (Vulcânico), ao passo que a Poule C é integrada pela Académica do Mindelo na qualidade da detentora do título nacional e dos campeões regionais da Brava (Sport Club Morabeza), do Maio (Figueirense) e Santiago Norte (Varandinha).

Orçado em 49 mil contos, dos quais 70% destinados a viagens, 30% para alimentação e alojamento, o nacional de futebol da presente temporada, decorre de 21 do corrente a 17 de Junho, num total de 41 jogos espalhados por estádios de todos os concelhos do país.

Treinadores do Campeonato Nacional 2022-2023:
Sanjoanenses (Santo Antão Sul) – Domingos Fonseca;
Belo Horizonte (São Nicolau) – Dionizio Rodrigues;
Travadores (Santiago Sul) – Janito Carvalho;
Morabeza (Brava)- Ney Loko;
Juventude do Norte (Boa Vista) – Luís Neves;
Santo Crucifixo (Santo Antão Norte) – Palela;
Palmeira (Sal) – Toca Leite;
Vulcânico (Fogo) – Victor Dias;
Varandinha (Santiago Norte) – Alcides Levi;
Figueirense (Maio) – Alírio Martins;
Mindelense (São Vicente) – Américo Medina;
Académica do Mindelo: Rui Alberto Leite.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest