CAN adiado para 2026 devido ao Mundial de Clubes

O Campeonato Africano das Nações que estava previsto para o verão de 2025 foi adiado para o início de 2026 por sobrecarga no calendário desportivo.

O secretário-geral da Confederação Africana de Futebol (CAF), Veron Mosengo- Omba, anunciou esta quarta-feira, 05, que o Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol masculino já não vai acontecer no verão de 2025 como estava previsto e foi adiado para o início de 2026, em Marrocos.

Numa notícia publicada pela Rádio França Internacional, RFI, faz-se saber que, segundo Veron Mosengo- Omba, o adiamento do Campeonato deve-se ao sobrecarga do calendário, dado que no verão de 2025, entre os dias 15 de junho e 13 de julho vai ser organizado pela FIFA a primeira edição do Mundial de clubes, que conta com 32 equipas, sendo que entre elas quatro são africanas, o Al- Ahly, do Egipto, o Wydad Casablanca, de Marrocos, o Espérance de Tunes (Tunísia) e o Mamelodi Sundowns da África do Sul.

“Teoricamente, o CAN deveria decorrer logo a seguir. A prova teria de ter lugar nessa altura porque a fase de qualificação não está adiantada e até ao fim dessa fase, seria impossível realizar a prova no início de 2025”, explica o site..

Por este motivo, conforme avançado pela RFI, a FIFA e a CAF acordaram que a solução seria adiar os jogos da CAN para depois do Mundial de clubes.

Por contrapartida, o secretário-geral da CAN admitiu que isso seria complicado para os jogadores africanos que integram os clubes internacionais, inclusive os que jogam nas equipas que participam do Mundial de clubes.

“Poderíamos disputar o CAN após o Mundial de clubes, mas isso seria no interesse dos jogadores, que terão jogado uma temporada inteira e terão ido depois para o continente americano, regressando depois para o CAN?”, questionou Veron Mosengo-Omba.

Por agora, ainda falta por confirmar as datas oficiais do CAN em 2026, cuja única certeza que se tem é que vai ser no território marroquino.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest