CAN’2021: Gerson Melo destaca potencial do futebol da Zona Oeste africana no continente

CAN’2021: Gerson Melo destaca potencial do futebol da Zona Oeste africana no continente

O director executivo da Zona Oeste da UFOA enalteceu hoje o potencial do futebol nesta região com sete selecções de futebol já apuradas para o CAN’2021, inclusive Cabo Verde, quando ainda está aberta a qualificação da Serra Leoa.

Em entrevista publicada hoje no site da cafonline, o cabo-verdiano Gerson Melo, da União Futebol Oeste Africana (UFOA), justificou esta proeza como “prova do potencial existente e das perspectivas que daí advêm”, alegando ser “é um sinal claro do enorme potencial da zona, que é a única a qualificar mais de 80 por cento de suas selecções de membros”.

“Estamos em sete em nove hipóteses e podemos chegar a oito, com a partida Serra Leoa-Benin adiada para Junho. Não tenho certeza se existe uma união zonal que alcançou tais desempenhos nestes playoffs. É muito forte. É como no futebol juvenil com sub-20 e sub-17, todos os anos a Zona Oeste A mostra que está entre os melhores”, observou Melo, a partir de Portugal.


Encantado com o desempenho alcançado recordou ainda que no CAN U-20 encontra-se a Gâmbia em 3º lugar e nas edições anteriores o Mali, o Senegal e até a Guiné sempre estiveram bem colocados, acrescentando que isto obriga a zona a trabalhar mais na modernização das suas federações e a organizar mais competições, a formação de jovens e executivos.


“Essas qualificações podem ser explicadas pelo trabalho de base. Programas de organização interna em cada federação nacional. Estes futebolistas que alcançaram estes resultados em países como Senegal, Mali, Guiné e até Cabo Verde têm participado em competições de pequenas categorias”, explicitou.


Neste sentido alertou as autoridades a “investir mais em infra-estrutura para ter áreas de jogo adequadas para as selecções nacionais”, ressalvando estar confiante que “com as eliminatórias para o Mundial Qatar’2022, a região possa estar bem representada.


Para se manter este desempenho nesta região africana, Melo considera determinante eleger como prioridade a continuação do trabalho em cada federação ao nível da formação, estabelecimento de infra-estruturas e regularidade das competições e uma maior profissionalização não só na gestão das selecções nacionais, mas de toda a logística, marketing, comunicação e infra-estrutura.


Sublinhou que a zona criou um programa de treinamento para todos os funcionários que trabalham com futebol e anunciou para breve uma apresentação pública deste programa de treinamento, no quadro do Plano Estratégico 2020-2023 aprovado pela Assembleia Geral no passado mês de Janeiro na Cidade da Praia.


A selecção da Serra Leoa joga o seu último jogo de qualificação em Junho próximo contra o Benin da Zona Oeste B.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest