
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
O embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço, disse hoje, na Cidade da Praia, que o Centro Comum de Vistos (CCV) aprovou 87,5 por cento (%) dos pedidos de visto recebidos em 2022.
“De uma forma muito geral, estamos a falar de 16 mil concessionados, 14 mil concedidos, dos quais cerca de 4.300 através das presenças consulares no Mindelo, Sal, e Boa Vista. Uma vez mais, lembrando que também há uma dimensão de itinerância do Centro Comum de Vistos para recolha e para recepção destes pedidos de vistos, que é muito importante tendo presente a natureza arquipelágica de Cabo Verde”, informou Paulo Lourenço à imprensa após visitar as instalações do CCV, na cidade da Praia, que estarão abertas ao público ainda este mês, também em Achada de Santo António, o bairro mais populoso da capital cabo-verdiana.
Centro de Vistos desloca-se à ilha do Fogo
Paulo Lourenço frisou ainda que Portugal é o único país que faz isso em Cabo Verde e que, para além de São Vicente, Sal e Boa Vista vai-se começar, já esta semana, a ter as presenças consulares, excepcionalmente este ano, na ilha do Fogo, por conta da procura de visto por causa da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Trata-se do maior acontecimento da Igreja Católica, vai decorrer na capital portuguesa de 01 a 06 de agosto com a presença do Papa Francisco.
“É preciso também ter a consciência da dimensão do esforço e da importância que esta operação tem, do que ela exige em termos logísticos, quer aos funcionários, quer ao conjunto do nosso esforço”, afirmou o embaixador.
O diplomata português defendeu ainda que é preciso também deixar claro às pessoas que hoje a procura dos serviços consulares, seja do CCV, seja da Secção Consular, é “muito acentuada” e “muito para além” daqueles que são os nossos recursos de oferta.
“Temos consciência dessa ansiedade e da dificuldade que este processo pode causar na vida das pessoas. Estamos também muito determinados e comprometidos em melhorar a eficiência, a qualidade do atendimento e, sobretudo, permitir que as pessoas consigam ter mais visibilidade sobre o processo e perceber com o quê que podem contar a qualquer momento para poder fazer o seu próprio planeamento e gerirem as suas espectativas”, frisou.
Desde 01 de agosto de 2022 que os pedidos de visto apenas para Portugal, através da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, estão a ser instruídos pela empresa externa VFS Global, em que o objetivo é aumentar a capacidade e implementar o acordo de mobilidade da CPLP, mas a decisão final sobre a atribuição de visto continua a ser das autoridades portuguesas.
A Secção Consular da Embaixada de Portugal na Praia e o CCV disponibilizam atualmente, a cada 15 dias, um conjunto de vagas para agendamento, através do site da empresa VFS Global, para vistos nacionais, e do site E-VISA, para vistos Schengen.
De acordo com dados divulgados no início de fevereiro pela embaixada de Portugal, a VFS Global recebe mais de mil pedidos de visto por mês e instruiu mais de 7.000 processos em seis meses de operação.Inforpress
C/ Inforpress // Lusa
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv