Cenorf pretende levar projecto “Acção Solidária” a todas as ilhas

O Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional (Cenorf) esta a trabalhar para levar o projecto “Acção Solidária” a todas as ilhas do País e beneficiar o maior número de pessoas com deficiência.

 

A ideia foi avançada pelo coordenador, Alberto Afonso, na manhã de hoje, na Cidade da Praia, durante a cerimónia de lançamento oficial da segunda fase do projecto.


“Nós, nesse momento, estamos a trabalhar, e, brevemente, estaremos em outras ilhas e contamos com a parceria do Governo e dos nossos parceiros para essa deslocação”, avançou o coordenador, que disse que com a pandemia da covid-19 não foi possível chegar a outras ilhas.

Adiantou que a segunda fase foi financiada na íntegra pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em 1.700 contos e 70% do projecto será destinada a pessoas de outras ilhas.


“Fizemos contacto directo com todas as estruturas de saúde de Cabo Verde e neste momento estamos a trabalhar com as mesmas no diagnostico e encaminhamento para o centro, mas qual quer pessoa pode se deslocar um centro de saúde”, sublinhou Alberto Afonso, que explicou que para ser contemplado o aspirante terá de apresentar o relatório socioeconómico.


Alberto Afonso, que é também administrador do Centro Nacional Ortopédico e de Reabilitação Funcional, explicou que o projecto consiste em apoiar pessoas com deficiência de todas as faixas etárias que não possuem meios financeiros com aparelhos ortopédicos.


“Fizemos um trabalho de campo sobre a situação das pessoas que demandavam do centro e depois não voltam mais, e ficamos a saber que não regressavam mais por falta de dinheiro para adquirir os aparelhos”, referiu.


Segundo disse, a primeira fase do projecto lançado em 2020, teve um orçamento de 990 mil escudos e beneficiou 21 pessoas com deficiência.


O Cenorf destina-se a prestação de serviços especializados em matéria de ortopedia e reabilitação, direccionados a pessoas com deficiência de predomínio físico, motor ou multi-deficiência congénita e adquirida de qual quer idade, provenientes de todas as ilhas do arquipélago.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest