Chade declara vitória contra rebeldes no norte do país

As autoridades militares o Chade declararam este domingo, 09, vitória contra rebeldes no norte do país onde morreu recentemente em combate o presidente Idriss Deby.

O grupo rebelde Frente para a Alternância e Concórdia no Chade (FACT) não respondeu a um pedido de comentário aquela declaração.


Na capital N’Djamena multidões saudaram hoje o regresso de soldados vindos da linha da frente em colunas de tanques e carros blindados.


“O regresso triunfal do exército aos seus quartéis hoje, marca o fim de operações e a vitória do Chade”, disse a jornalistas o chefe de estado maior do exército Abakar Abdelkerim Daoud.


Numa base militar na capital o exército apresentou sentados no chão de areia dezenas de rebeldes capturados em combate.


Combatentes da FACT entraram no Chade provenientes da Líbia em Abril para tentar derrubar o governo de Deby cuja subsequente morte mergulhou o país numa crise política.


Os combates e a instabilidade política estavam a ser seguidos com preocupação através da região porque o Chade é uma potência importante na zona central de África e um aliado de longa data de países ocidentais no combate a militantes islâmicos atravé da região do Sahel.


No Sábado forças de segurança dispararam gás lacrimógeneo para dispersar manifestações contra o conselho militar liderado pelo filho do falecido presidente que assumiu o poder após a sua morte.


VOA/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us