
Quarta-feira, 31 de Maio, 2023
O clássico do futebol cabo-verdiano, entre os Travadores, da Praia, e o Mindelense, de São Vicente, é o jogo-cartaz da segunda jornada do campeonato nacional, que acontece este fim-de-semana em diferentes estádio do país.
Esta partida, a contar para o grupo A, está agendada para sábado, 29, no Estádio Nacional, na Cidade da Praia, e tem como aliciante o facto de as duas formações estarem à procura da primeira vitória na prova.
Os encarnados da capital, perderam na jornada inaugural com a Juventude da Boa Vista por 3-2, enquanto que o Mindelense não foi além de um empate (0-0) com o Santo Crucifixo, de Santo Antão Norte.
Uma derrota para qualquer uma das formações, principalmente para os Travadores, pode complicar as contas de apuramento para as meias-finais, não obstante o campeonato estar ainda na fase inicial.
No entanto, nos confrontos directos no campeonato nacional, os Travadores levam vantagem sobre o Mindelense, visto que em três jogos venceram um e empataram dois.
Estes dois empates deram, na época 1991/1992, o título de campeão ao Mindelense, depois de um nulo em São Vicente e um empate, a uma bola, no Estádio da Várzea, com golos de Rui Aranha para os sanvicentinos e Tchoris para os Travadores.
No outro jogo deste grupo, o líder, a Juventude do Norte, da Boa Vista, viaja à ilha das Montanhas para defrontar o Santo Crucifixo, partida marcada para as 16:00, no Estádio Municipal do Porto Novo.
No grupo B, Vulcânico e Palmeira, ambos com três pontos, defrontam-se no sábado, às 16:00, no Estádio São Lourenço, na ilha do Fogo, e no outro jogo, disputado no mesmo dia à mesma hora, o Belo Horizonte e Sanjoanenses procuram os primeiros pontos no Estádio Di Deus, na ilha de São Nicolau.
Para o grupo C, agendado para sábado, às 16:00, o Morabeza, líder com três pontos, viaja ao Tarrafal de Santiago para medir forças com a Varandinha, de Santiago Norte.
No único jogo de domingo, 30, o campeão nacional em título, a Académica do Mindelo, a procura dos primeiros pontos, recebe no Estádio Adérito Sena, o Figueirense da ilha do Maio.
De acordo com a calendarização, as equipas campeãs regionais de São Vicente (Mindelense), de Santo Antão Norte (Santo Crucifixo), da Boa Vista (Juventude do Norte) e de Santiago Sul (Clube Desportivo Travadores), partilham o Grupo A.
O Grupo B é constituído pelos vencedores dos regionais das regiões desportivas do Sal (Palmeiras), de São Nicolau (Belo Horizonte), de Santo Antão Sul (Os Sanjoanense) e Fogo (Vulcânico), ao passo que a Poule C é integrada pela Académica do Mindelo na qualidade da detentora do título nacional e dos campeões regionais da Brava (Sport Club Morabeza), do Maio (Figueirense) e Santiago Norte (Varandinha).
Orçado em 49 mil contos, dos quais 70% destinados a viagens e 30% para alimentação e alojamento, o nacional de futebol da presente temporada, decorre de 21 do corrente a 17 de Junho, num total de 41 jogos espalhados por estádios de todos os concelhos do país.
Jogos da 2ª jornada:
Sábado, 29, 16:00:
Grupo A: Travadores – Mindelense e Santo Crucifixo – Juventude;
Classificação: Juventude (três pontos), Mindelense e Santo Crucifixo (um ponto), Travadores, zero ponto.
Grupo B: Sábado, 29, 16:00:
Vulcânico – Palmeira e Belo Horizonte – Sanjoanenses; Classificação: Palmeira e Vulcânico (três pontos), Sanjoanenses e Belo Horizonte (zero ponto).
Grupo C:
Sábado, 29, 16:00: Varandinha – Morabeza;
Domingo, 30, 16:00: Académica do Mindelo – Figueirense.
Classificação: Morabeza (três pontos), Varandinha e Figueirense (um ponto), Académica do Mindelo ( zero ponto).
Inforpress