
Segunda-feira, 30 de Janeiro, 2023
A Câmara Municipal da Praia oficializou hoje a conclusão do projeto da rede eléctrica de média tensão predial e pública da zona de Palha Sé, na Cidade da Praia, concretamente no perímetro PD3, orçado em 1500 contos.
Segundo o presidente da câmara, Francisco Carvalho, que falava à imprensa durante a oficialização do projeto, a iniciativa surgiu quando os moradores da zona procuraram a autarquia para colocar preocupações com energia, água e acessibilidades.
“A câmara apoiou os moradores neste projeto, com cerca de 1500 contos, que vai da ligação de eletricidade a parte de ligação de água no outro perímetro”, elucidou Francisco Carvalho.
A mesma fonte indicou que o dinheiro que investiu para a concretização desta iniciativa foi conseguido através da venda de um carro de marca Toyota V8, que pertencia à câmara.
Com o dinheiro do carro, precisou, uma parte foi utilizada para o projecto de rede eléctrica de média tensão predial e pública da zona de Palha Sé, uma outra parte serviu para a compra de equipamentos para os trabalhadores da área do saneamento da câmara, e a última parte será utilizada para a resolução do problema de campos de ténis para crianças na zona da Várzea.
O presidente da Câmara Municipal da Praia aproveitou para apelar ao Instituto das Estradas de Cabo Verde para se juntar à autarquia e ajudar esses moradores a ultrapassarem a barreira de acessibilidade, sobretudo a resolução da estrada de duas rotundas.
Questionado se já tentou junto desta entidade, neste caso, o Instituto das Estradas, para tentar resolver esta questão, Carvalho afirmou que estão em diálogo e mostrou-se “satisfeito e esperançoso” de que esta entidade vai apoiar a câmara a ultrapassar a situação.
Um morador de Palha Sé, por sua vez, que se diz representante dos moradores da zona, Ajackson Carvalho, realçou que realmente os moradores locais têm tido maiores constrangimentos no acesso à zona, apontando que o factor “essencial” da acessibilidade desta zona é a da rotunda que dá acesso ao São Francisco e a outra do Aeroporto.
O de projeto da rede eléctrica de média tensão de Palha Sé iniciou-se no mês de Fevereiro e os moradores tomaram a iniciativa de envolver a Câmara Municipal da Praia e a Electra, com intuito de conseguirem o apoio para a colocação da rede pública e predial e acessibilidade da zona, que alberga actualmente cerca de 300 famílias, conforme Ajackson Carvalho.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv