Combate às drogas: Responsável avisa que a luta deve ser diária e apela ao envolvimento de todos

A secretária executiva da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, Raquel Lopes, afirmou esta quarta-feira, 26, na cidade da Praia, que a luta contra as drogas deve ser diária e apelou a todos a abraçar esta causa.

Raquel Lopes falava à imprensa, na marcha realizada no âmbito do Dia Mundial contra as Drogas, que se assinala hoje, 26 de junho, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e demais parceiros.

Sob o lema “A evidência é clara: Investir na Prevenção”, o intuito é apelar a uma abordagem baseada em evidências científicas que dê prioridade à prevenção e ao tratamento, reconhecendo que as políticas eficazes em matéria de droga devem assentar na ciência, na investigação e no pleno respeito pelos direitos humanos.

Raquel Lopes destacou que essa luta é de todos e alertou para a importância de investir na prevenção.

A secretária executiva também frisou a importância de os usuários buscarem tratamentos, alertando que o caminho do uso abusivo de substâncias pode levar ao “fundo do poço”.

No entanto, reconheceu que muitas vezes não é fácil buscar o tratamento e ajuda. Por isso, fez um apelo às famílias, vizinhos, amigos, empresas e instituições para que todos se envolvam nesta causa, oferecendo apoio e encorajamento aos que precisam de ajuda.

A secretária executiva da Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas realçou ainda a importância de ter evidências científicas para fundamentar as acções, pois não é possível determinar a olho nu se o consumo de drogas tem aumentado ou diminuído.

“Devemos nos basear em evidências e investir na prevenção”, afirmou, sublinhando que dados de estudos de 2013 indicavam que a padjinha era a droga ilícita mais consumida em Cabo Verde e, entre as drogas lícitas, o álcool era o mais consumido no país.

Daí que Raquel Lopes enfatizou a necessidade de atualizar esses estudos para ter um panorama mais preciso da situação actual.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest