
Domingo, 4 de Junho, 2023
O conferencista Elias Piedoso Chimuco defendeu hoje que os africanos devem unir-se para apostar e financiar o ensino, de modo que as instituições de ensino superior possam dar o seu contributo para o desenvolvimento do continente.
“Os africanos têm de apostar no ensino, capitalizar cada vez mais e atribuir quotas aceitáveis”, sublinhou este responsável, momentos antes da sua intervenção na conferência sobre “A contribuição das instituições do ensino superior no desenvolvimento socioeconómico de África”, promovida pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais para assinalar o Dia de África, celebrado a 25 de Maio.
Elias Piedoso Chimuco, que é presidente da Fundação Piedoso, considerou que África é um continente bastante vasto, bastante ambicioso, subdesenvolvido e ainda por explorar, daí a necessidade de uma maior união para procurar desenvolver o continente em si.
“A agenda das Nações Unidas 2036 procura efectivamente gerar desenvolvimento e contribuições de todos os países membros para que, de facto, África venha a ser um continente a que os europeus possam efetivamente procurar e admirar o nosso continente”, apontou.
Neste sentido, defendeu que é preciso financiar mais o ensino para que se torne cada vez mais aceitável, capitalizar o capital humano com conhecimentos e níveis de tecnologias que permitam ter pessoas que a médio e longo prazo possam contribuir para este continente, que é chamado “berço da humanidade”.
Por seu turno, a presidente do ISCJS, Yara Miranda, considerou que a academia tem um papel fundamental na construção e desenvolvimento do continente, sobretudo neste dia em que se apela à união, ao reforço de laços entre povos africanos em que se destacam os desafios que África tem ainda pela frente.
Entretanto, avançou que os desafios são enormes, sobretudo neste contexto de crise em que a educação e o ensino superior são os sectores mais afectados, a preocupação fundamental do instituto e a sustentabilidade a médio e longo prazo, mas sem descurar da qualidade, do rigor e da excelência da formação.
Na ocasião, realçou também que a iniciativa vai permitir o reforço das relações de parceria do ISCJS com as instituições cooperantes com as quais tem promovido ao longo do ano vários eventos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv