Coordenador da JpD previne jovens a compreender a “importância e o valor” do tempo 

O coordenador da Juventude para a Democracia (JpD), no Sal, Raúl Estrela, acautelou hoje os jovens a compreenderem a importância e o valor do tempo, para evitar “sabotar” o seu próprio futuro.

Raul Estrela falava à Inforpress, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Juventude, assinalado a 12 de Agosto, reiterando que é preciso saber usar bem o tempo, com foco na construção do futuro.

“Os jovens devem compreender a importância e o valor do tempo, e saber usá-lo convenientemente, porque é nele que construímos a nossa vida, o nosso futuro da melhor forma”, observou o líder da JpD local, lembrando aos jovens que a juventude “não é vitalícia”.

Tendo em linha de conta os desafios que se colocam à juventude, o responsável espicaça a camada a investir neles mesmos, evitando uma “vida supérflua”.

“Os jovens são facilmente ludibriados, iludem-se facilmente com o mundo supérfluo, sem se preocuparem com o dia de amanhã. Por exemplo, não se preocupam com a sua segurança social, efetuar descontos na Previdência Social, não investem na sua saúde, educação (…) é ganhar e gastar. Por isso, volto a repetir: devem compreender a importância e o valor do tempo, para salvaguardar o seu próprio futuro”, enfatizou.

Ao fazer essa leitura, Raul Estrela comentou, em tom de advertência, que a vida é feita de escolhas, que cada momento tem as suas consequências, cabendo ao próprio jovem reivindicar e assumir o seu papel na sociedade e a sua participação no desenvolvimento económico do País.

Neste particular, manifestando-se, entretanto, “preocupado” com o nível de desemprego na camada juvenil, e a precariedade laboral, Raul Estrela compreende que o País precisa “cuidar melhor” da sua juventude.

Segundo o líder da JpD local, a classe política, os governantes devem elaborar políticas que conduzam o jovem a um futuro digno, com direitos à saúde, geração de emprego, habitação, entre outros direitos, ciente, porém, que o Governo, conforme sublinhou, está a trabalhar neste sentido.

No âmbito dessas celebrações, a Câmara Municipal do Sal proporciona a juventude local um leque diversificado de entretenimentos, desde conversa aberta sobre o tema “Assume o teu poder, e cria a tua própria história”, orientada pela influencer digital, Salete Alves, esta sexta-feira as 16:00, no Espaço Jovem, na Biblioteca Municipal Jorge Barbosa, nos Espargos.

Além desta atividade, o Polivalente Cascais vai ser palco no sábado, 13, de vários outros eventos, entre eles Feira de Talentos, desfile de moda, exposição grafite, animação DJs, atuação musical e dança.

Vai haver também batucada, jogos de basquetebol, teqball, ténis de mesa, entre outras atividades, pelo que a câmara desafia os jovens a participarem, a criarem a sua própria história e mostrarem o seu talento.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us