Coordenador da Rede de Educação para Todos defende aumento de financiamento para ensino pré-escolar

O coordenador nacional da Rede Nacional de Educação para Todos de Cabo Verde (RNCEPT-CV), Abraão Borges, defendeu hoje, na Cidade da Praia, a necessidade de aumento de financiamento no sector educativo, mormente no pré-escolar.

O apelo foi feito em declarações aos jornalistas momentos antes da abertura do Fórum Internacional da Educação, sob o lema “Investir nas pessoas é dar prioridade à educação”, que decorre durante dois dias no Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

“Não há qualidade do ensino sem financiamento da educação adequada, de modo a atingirmos as metas dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as metas da Educação para 2030”, observou.

Para isso, indicou que é preciso buscar parcerias, esclarecendo que a RNCEPT–CV é um dos parceiros do Governo na procura de financiamento para educação, juntamente com a Parceria Global para a Educação (PGE).

“Neste momento, o Ministério da Educação concorreu a um financiamento de cinco milhões de dólares para implementar na qualidade da educação”, informou o responsável, esclarecendo que o aval deste financiamento depende se o ensino pré-escolar estiver bem  enquadrado dentro do sistema educativo.

Neste particular, Abraão Borges, defendeu que não obstante o bolo do Orçamento do Estado para o pré-escolar ter aumentado de 0,1 por cento (%) para 2,3 %, há a necessidade de incremento desta percentagem.

“A nossa meta é que a educação pré-escolar tenha mais financiamento (…)  porque ela é o alicerce para a construção de uma educação inclusiva”, frisou Abraão Borges, anunciando que brevemente vai ser apresentado um estudo com novos dados sobre o financiamento da educação pré-escolar no país.

O evento, que reúne a comunidade educativa nacional e representantes de organismos internacionais, tem como propósito reunir propostas e recomendações para melhorar a qualidade e a eficiência dos investimentos da educação em Cabo Verde.

O fórum Internacional da Educação é realizado em parceria com a Uni-CV e a Education Out Loud (educação em voz alta), com o compromisso de promover um ensino de qualidade e acessível a todos os cabo-verdianos.

A RNCEPT-CV tem como objectivo realizar acções de advocacia junto do Governo, sociedade civil, dos sectores públicos e privados para que a educação básica de qualidade seja acessível e usufruída por todos os cidadãos.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest