Correios de Cabo Verde continuam a crescer com resultado positivo em 2021 a volta de 53%

Os resultados líquidos dos Correios de Cabo Verde continuam com tendência ascendente, tendo registado em 2021 um acréscimo de 53 % em relação a 2020, passando de 53 mil contos em 2020 para 82 mil contos em 2021.

Estes dados foram avançados à Inforpress pelo presidente do conselho de administração, Isidoro Gomes, no âmbito do Dia Mundial dos Correios, que se celebra a 09 de Outubro.

Para o responsável, “este feito” significa que a empresa está num “bom caminho”, ou seja, mesmo estando em momentos de crise conseguiu apresentar resultados positivos, “fruto da capacidade da empresa em adaptar-se ao contexto”, e de forma “permanente em diversificar o seu portfólio de oferta”.

“Há alguns anos a esta parte que a estrutura de rendimento dos Correios deixou de ser impactada pelo envio das chamadas cartas e pequenas encomendas, cada vez mais temos estado a diversificar o nosso portfólio de oferta, acompanhando aquilo que são as novas exigências dos cidadãos”, precisou.

Para conseguir estes resultados, apontou que houve a necessidade de reforçar a sua dimensão financeira no sentido de alavancar a sua experiência no concernente a recebimentos e pagamentos, reforçar as parcerias inteligentes com outros sectores, criando ofertas especializadas para as empresas, essencialmente naquilo que chamam de vendas.

Como exemplo, Isidoro Gomes destacou uma parceria “muito inteligente e importante com a Ficase”, lembrando que os Correios, desde há dois anos, passaram a ser pontos de distribuição dos manuais escolares a nível nacional, eliminando assim a ruptura, a falta de oportunidade e oferta que havia em algumas regiões mais periféricas do País.

“Portanto, esta situação há muito que não se coloca devido a esta parceria com os Correios. Nós somos empresa, trabalhamos e objectivamos o lucro, obviamente dentro do quadro do contexto económico e financeiro do País, no mercado também regulado”, salientou.

No seu entender, quando a empresa, neste caso os Correios, aposta em soluções que permitam às empresas aumentarem as suas visibilidades, as suas rendas, utilizando plataformas informáticas, estarão a criar condições, a facilitar a internacionalização e promover a exportação de produtos nacionais.

“Nós assumimos que em 2028 queremos estar na lista das cinco maiores empresas cabo-verdianas, quer do ponto de vista do negócio, quer do ponto de vista da taxa de criação de emprego e o valor acrescentado da economia”, disse, reconhecendo um longo trabalho pela frente.

Isidoro Gomes reconheceu o bom desempenho dos seus colaboradores, para quem estão a cumprir as suas responsabilidades colectivas no concernente a produtividade, tendo realçado, enquanto presidente do conselho de administração, a implementação de algumas medidas específicas voltadas a eles, nomeadamente o novo PCCS de 2020.

“De 2020 a esta parte passaram a ter um PCCS que rompeu com o outro que estava em vigor há 23 anos”, sublinhou, afirmando que este novo PCCS contribuiu para um acréscimo do rendimento de todos os colaboradores à volta de 2,5 %.

Conforme o responsável, de 2018 a esta parte a empresa deu sempre resultado positivo e de uma forma ascendente, pelo que disse acreditar que com os programas em curso, do ponto de vista da reforma, este resultado é para melhorar.

“Nós estamos focados em três áreas: a área financeira, a de logística e a digital”, indicou este responsável, que recordou que a empresa esteve muitos anos estagnada, daí que, segundo disse, há um consenso em recuperar os seus 25 anos em apenas cinco anos.

O Dia Mundial dos Correios é celebrado a 09 de Outubro, devido ao facto de ter sido neste dia que, em 1874, aquando da assinatura do Tratado de Berna, as administrações postais uniram esforços e criaram a União Postal Universal, começando a maior rede de distribuição física do mundo.

Os Correios de Cabo Verde são uma das instituições mais antigas do País, que existem desde 02 de Janeiro de 1849.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest