Covid-19: Congresso Mundial de Arquitectos terá programação totalmente virtual

O 27.º Congresso Mundial de Arquitectos decorrerá de forma totalmente virtual este ano, após a organização ter chegado a anunciar que seria em formato híbrido, com uma etapa presencial em Julho, no Rio de Janeiro.

 


À Agência Lusa, a assessoria do Congresso indicou hoje que a decisão de cancelar a vertente presencial foi tomada há cerca de duas semanas e que todo o conteúdo será apresentado digitalmente.


Marcado inicialmente para Julho de 2020, o Congresso Mundial de Arquitectos teve que ser adiado para o presente ano devido à pandemia de covid-19. Para garantir a participação de pessoas de todo o mundo, o evento foi redesenhado, com a sua programação a ser estendida por cinco meses, desde Março até Julho, e agora convertida em formato totalmente digital.


Além disso, parte do conteúdo está a ser disponibilizada de forma aberta e gratuita.


“Lamentamos não poder instalar o evento na magnífica cidade do Rio de Janeiro e estendemos o nosso apoio incondicional ao Comité Executivo do Congresso da União Internacional dos Arquitectos (UIA2021Rio) e ao Instituto de Arquitectos do Brasil”, declarou a União Internacional dos Arquitectos em comunicado.


“Usando as mais recentes tecnologias digitais, a semana de 18 a 22 de Julho de 2021 oferecerá o mesmo programa originalmente planeado, mas agora numa plataforma virtual. Para ampliar o alcance do evento e enriquecer as ofertas, todos os participantes terão acesso a diversos eventos e actividades, todos construídos em torno dos subtemas do Congresso, ao longo de Abril, Maio e Junho”, acrescenta o texto.


As primeiras actividades, decorridas em Março e Abril, reuniram nomes de peso no cenário global da Arquitectura e do Urbanismo e atraíram cerca de 40 mil participantes de 160 países, com mais de 50 mil visualizações, segundo dados da própria organização.


“O formato digital está a permitir-nos alcançar um público exponencialmente maior que o esperado e nos mais diversos locais do planeta. (…) Entre os palestrantes também conquistamos maior representatividade, incluindo nomes de países distantes”, avaliou o presidente do Comité Executivo do UIA2021RIO, Sérgio Magalhães.


O arquitecto explicou ainda que o formato virtual permitiu ampliar a programação do Congresso.


Em Julho, o Congresso Mundial de Arquitectos terá sete palcos digitais com atracões simultâneas, entre elas as apresentações de 20 oradores principais. Todo o conteúdo do Congresso estará disponível na plataforma exclusiva aos inscritos por dois anos.


Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest