- Inforpress, Notícias, Sociedade
- Abril 4, 2021
- 9:02 am
Covid-19: Praienses assinalam a Páscoa com celebrações virtuais com a família

O tradicional almoço da Páscoa e comunhão familiar não é mais igual neste contexto de pandemia da covid-19, assinalaram praienses contactados, os quais mencionaram as várias restrições de movimento e o aumento de casos do novo coronavirus.
Assim, as famílias criam formas alternativas de celebrar a data, sem perder a tradição, com adaptações que incluíram transmissões virtuais das missas de Páscoa em igrejas, almoços e jantares.
Soluções tecnológicas compensaram a distância nas celebrações da Páscoa de muitas famílias cabo-verdianas, como é o caso da de Filomena Almeida, que disse estar a organizar o almoço e a reunião familiar online para, juntos, comemorarem a Páscoa.
“A Páscoa sempre foi grande na nossa família, então queríamos garantir que ainda a comemorássemos à volta da mesa”, explicou esta dona de casa, que salientou que não pode faltar “um bom cabrito e os ovos de Páscoa”.
“Encontrar uma maneira de celebrar as festas com sua família é muito importante, por isso melhor ficarmos em casa e nos ajudarmos abraçando a tecnologia”, disse, por seu lado, Florentina Tavares, que acrescentou já ter preparado o tradicional almoço e os chocolates para os netos.
“Mesmo que não possamos estar fisicamente próximos uns do outro, ainda podemos estar juntos, ter as mesmas conversas e desfrutar da companhia uns dos outros”, adiantou Soraia Semedo.
O objectivo é cumprir as directrizes de distanciamento social celebrando juntos, mas separados para impedir a disseminação do novo coronavírus.
Entretanto, apesar do estado de contingência e de o Governo de Cabo Verde ter reforçado as medidas de fiscalização, com foco nas praias balneares e nas campanhas eleitorais, de modo a evitar o agravar da situação epidemiológica no País, algumas famílias praienses insistem em se reunir em grandes aglomerações.
Inforpress/Fim