
Sexta-feira, 8 de Dezembro, 2023
Segundo Florentina Lima a maioria das localidades do concelho da Ribeira Grande, nos últimos dias, tem tido um aumento exponencial de casos positivos da covid-19.
Neste sentido a mesma fonte afirmou estar preocupada porque a delegacia de Saúde não dispõe de muitos recursos humanos para poder dar resposta mas afiançou que já pediu o reforço dos recursos humanos ao Ministério da Saúde.
A médica salientou ainda que a delegacia de Saúde está no terreno a fazer o seu trabalho e ainda tem vários doentes crónicos para ver, bem como a atenção primária para todos os programas da saúde pública.
“As pessoas têm de aprender a respeitar as regras, medidas e colaborar com o sistema de Saúde, porque quantos mais casos tivermos mais mortes teremos e é o que estamos a ver a nível Nacional”, asseverou Florentina Lima.
Florentina Lima frisou que no início as pessoas estavam a comportar-se, mas nos últimos tempos houve um certo relaxamento das mesmas que, depois, ficam a apontar o dedo ao sistema de Saúde.
“Se as pessoas não colaborarem não podem estar a reclamar e nós estamos a trabalhar e vamos continuar a fazê-lo com zelo, mas se as pessoas não colaborarem fica difícil controlar esta situação”, alertou a médica que disse que já não vale falar das medidas porque todas as pessoas sabem quais são.
“Neste momento o problema está no cumprimento e não temos espaço para isolar todas as pessoas infectadas”, finalizou Florentina Lima.
Ao todo, a ilha de Santo Antão contabiliza, neste momento, 209 casos activos, sendo 92 no município da Ribeira Grande, 41 no Paul e 96 no Porto Novo.
Inforpress/Fim
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv