Covid-19/Santo Antão: Santantonenses exortam para necessidade do reforço da sensibilização sobre uso de máscaras

Covid-19/Santo Antão: Santantonenses exortam para necessidade do reforço da sensibilização sobre uso de máscaras

Cidadãos da ilha de Santo Antão pedem o reforço da sensibilização sobre o uso de máscaras faciais na prevenção à covid-19, numa altura em que a ilha está entre as regiões com maior número de infecções.

O mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a covid-19 informa que Santo Antão dispõe de 130 casos activos, com Ribeira Grande a ser o concelho com mais infecções (55), seguido do Porto Novo (51) e Paul (24).

Nas últimas 24 horas, foram registadas mais dez novo casos, resultantes de 86 amostras processadas.


As aglomerações registadas um pouco por toda a ilha durante a campanha eleitoral para as legislativas e o relaxamento sobre o uso de máscaras faciais são apontadas por alguns profissionais da Saúde como “as principais causas do aumento” de infecções na ilha.


Antónia Santos, residente na cidade do Porto Novo, é um dos vários cidadãos que têm vindo a pedir à Inforpress para alertar sobre a necessidade de se reforçar as acções de sensibilização das pessoas quanto às medidas de prevenção da doença, com destaque para o uso de máscaras.


“É impressionante como as pessoas deixaram de usar máscaras, pelo menos, aqui no Porto Novo, pouco usam máscaras neste momento”, notou.


As autoridades sanitárias na ilha têm aproveitado as redes sociais para “reforçar o apelo para que as pessoas cumpram o distanciamento social, usem máscara e pratiquem a higiene das mãos e demais recomendações” que visem a prevenção da covid-19.


Cabo Verde contabiliza, neste momento, 2.598 casos activos, 18.689 recuperados, 199 óbitos, seis óbitos por outras causas e oito transferidos, perfazendo um total de 21.500 casos positivos acumulados.


Inforpress/Fim

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest