
Segunda-feira, 30 de Janeiro, 2023
O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Evandro Monteiro, disse esta quarta-feira, 25, que até finais de Outubro a ilha poderá alcançar os 80 a 90 por cento (%) da população elegível vacinada.
Esta análise foi feita à imprensa no final de uma visita de dois dias à ilha, onde o governante veio cumprir a promessa feita no passado mês de Julho de regressar com a sua equipa e acelerar o processo de vacinação na ilha.
Segundo Evandro Monteiro, na primeira visita à ilha ainda o número de pessoas vacinadas encontrava-se muito aquém dos 70% que era a meta estabelecida inicialmente porque ainda a ilha se encontrava nos 30%, devido à resistência das pessoas, entre outros factores.
Mas, neste momento, o secretário de Estado anunciou que a ilha esta prestes a atingir a sua meta na primeira dose e já se encontra a cerca de 30% de pessoas elegíveis com a segunda dose feita.
Segundo informações avançadas, o processo vai continuar, o que Evandro Monteiro considerou como um caso de “satisfação”, embora, conforme acentuou, ainda não se pode dizer que a equipa da saúde esteja tranquila.
Neste ritmo, anunciou que a expectativa é alcançar os 80 a 90% dos elegíveis até finais de Outubro.
Quanto às medidas anunciadas pelo Governo para o reforço do controlo da pandemia da covid-19, Evandro Monteiro considera-as “adequadas”, pois, conforme realçou, com a aceleração do processo da vacinação o que se pretende prioritariamente é a salvaguarda da saúde individual e colectivo, mas depois de tudo isso haverá condições para a reposição da retoma das actividades económicas, apontando o turismo, entre outro.
Já sobre a campanha de vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), este sublinhou que é “muito importante”, pois são “medidas extraordinárias” e que vão ter um impacto importante relativamente à questões da saúde de uma forma geral, sobretudo na prevenção das doenças oncológicas, ginecológicas, cancro de colo uterino, que se encontram entre as primeiras causas da mortalidade a nível global e também em Cabo Verde.
“Por isso, essas medidas preventivas são fundamentais para que criemos condições adequadas para que a população feminina esteja protegida e com condições adequadas para que assim possamos trilhar caminhos e tenhamos no futuro respostas boas que satisfaz o colectivo da população”, concluiu.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv