CRE da Praia já conta com quase mais mil novos recenseados

O círculo eleitoral de Santiago Sul conta actualmente com mais 954 novos eleitores inscritos na Comissão de Recenseamento Eleitoral (CRE) da Praia, que implantou quatro novos postos de recenseamento desde a retoma do processo para as próximas eleições presidenciais.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da CRE – Praia, José Barbosa, revelou que o trabalho levado a cabo visando o recrutamento de novos eleitores para as presidenciais de 17 de Outubro “tem sido bastante animador” e com “resultados visíveis” com a implantação de quatro novos postos de recenseamento para descongestionar o trabalho.


Inseridos nas localidades de Alto da Glória, Alto Safende, São Paulo e Achada Limpo, os novos postos de recenseamento, segundo José Barbosa, já alcançaram 954 novos eleitores, nestas três semanas, sem se contar com eleitores provenientes de outros concelhos ou ilhas que escolheram a cidade da Praia para a residência.


“O processo está a decorrer normalmente, com recenseadores nos quatros novos postos, que se juntam aos fixados nos bairros de Fazenda, da Terra Branca e na sede da Comissão de Recenseamento da Praia”, afiançou José Barbosa, que se mostrou animado em como os resultados “muito bons” poderão contribuir para a redução da taxa de abstenção no próximo escrutínio.


Consciente da necessidade de se apostar num trabalho junto de novos eleitores, para contrariar a tendência de renúncia ao pleito para as presidenciais, o responsável da CRE – Praia disse esperar ainda que até 12 de Agosto, data limite para o recenseamento em curso, muitos mais votantes irão abraçar esta “causa nobre” e elevar, cada vez mais, o número de novos inscritos.


José Barbosa expressou à Inforpress a sua alegria pelo facto de os jovens terem estado a aderir “bastante” aos postos de recenseamento, asseverando que este acontecimento coroa o esforço do trabalho da equipa.


A este propósito, lembrou que devido ao trabalho levado a cabo por esta equipa, nas legislativas de Abril, Santiago Sul recuperou um deputado perdido em 2016, passando de 18 para 19 parlamentares.


O recenseamento na sede da CRE, no Platô, realçou este responsável, decorre diariamente, das 08:00 às 18:00, ao passo que nos bairros decorre das 10:00 às 18:00, também diariamente, inclusive aos finais-de-semana, tendo acrescentado que a sua equipa tem já um plano para percorrer todos os bairros da capital até ao término deste processo.


O círculo eleitoral de Santiago Sul, o maior de Cabo Verde, integrado pelos municípios da Praia, de São Domingos e da Ribeira Grande de Santiago, contava, nas legislativas de 18 de Abril com 106.561 eleitores validados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).


José Barbosa incita os pais a incentivarem os potenciais novos eleitores, sobretudo os jovens, a se recensear de forma a participarem, de forma activa, nos processos eleitorais.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest