Cronologia Covid-19: Principais acontecimentos da pandemia em Cabo Verde

Um ano após o início da pandemia de covid-19 em Cabo Verde, o País aproxima-se de 17 mil infectados acumulados e regista 157 mortes.

Num ano de confinamentos e desconfinamentos, Cabo Verde sofreu três vagas da covid-19, com picos em diferentes ilhas, tendo a população, apesar de alguma resistência, habituado, aos poucos, à nova realidade.

 

Em 2020 o arquipélago terminou o ano com um acumulado de 11.840 casos positivos acumulados de infectados e 113 mortes, para em Janeiro de 2021 estabilizar nas ilhas de Santiago e do Fogo, e começar a aumentar em São Vicente com um número diário de 20 a 40 casos por dia.

 

Assim, os principais momentos da pandemia em Cabo Verde são descritos da seguinte forma:

 

19 Mar – O primeiro caso de pessoas infectadas no País foi diagnosticado na ilha da Boa Vista e comunicado pelo ministro da Saúde a 20 de Março, dando conta de um turista inglês, de 62 anos, que chegará à ilha a 09 de Março com sintomas e tendo testado positivo para covid-19.

 

23 Mar – O Ministério da Saúde anunciou mais dois casos na Boa Vista, totalizando três infectados, todos estrangeiros, tendo nesse dia, comunicado a morte do turista inglês, o primeiro caso confirmado no País. Nesta data o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena, reforçando um conjunto de medidas de restrição no País e disponibilizando uma linha Verde 800 11 12 para esclarecimentos e pedidos de apoio.

 

25 Mar – O ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, confirmou, a 25 de Março, mais um caso positivo do novo coronavírus, na Cidade da Praia, tratando-se desta feita de um cidadão nacional, com residência em Achada São Filipe, e que tinha chegado de França a 18 do mesmo mês.

 

26 Mar -O primeiro caso de transmissão local foi confirmado na Cidade da Praia. Nesta data, Cabo Verde já contabilizava 11 casos suspeitos, sendo cinco na Boa Vista, um no Porto Novo, um em São Vicente, um no Tarrafal de Santiago e três na Praia. Com os primeiros casos na Cidade da Praia, o hospital Dr. Agostinho Neto mesmo com poucas condições, devido a falta de aparelhos ventiladores para infectados de Covid-19, preparou um espaço para receber os primeiros doentes.

 

27 Mar – Governo instituiu um conjunto de medidas dirigidas à protecção social das famílias e à protecção do rendimento, para mitigar os impactos causados por esta pandemia. As medidas incidiram sobre o Rendimento Social de Inclusão Emergencial (RSIE), Rendimento Solidário (RSO), Assistência Alimentar (AAL) e Serviço de Cuidados a Idosos e pessoas dependentes.

 

Na mesma data o Governo aprovou um conjunto de medidas para apoiar as empresas e aumentar assim a sua liquidez face ao impacto do surto de novo coronavírus no país e aprovou o regime de layoff.

 

29 mar – A situação da pandemia agrava-se devido ao aumento de casos de funcionários do hotel Riu Karamboa, na Boa Vista, levando o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, num comunicado à Nação, a reconhecer falhas nas orientações delineadas para a ilha. Nesse mesmo dia, o Presidente da República anuncia estado de emergência no País e os funcionários públicos são colocados em teletrabalho ou isolamento profilático sem perda de salário. O primeiro estado de emergência aconteceu de 29 Março a 17 de Abril.

 

6 Abr – Associações unem-se, devido ao confinamento causado pela covid-19, para distribuir alimentos e bens de primeira necessidade a famílias vulneráveis nas diversas ilhas do País.

 

11 Abr – Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS) emite orientações que regula a gestão e preço do stock de produtos de saúde, funcionamento das farmácias comunitárias e desburocratização para aquisição de medicamentos não constantes nas Listas Nacionais.

 

17 Abr – Devido a aumento de casos da covid-19 em vários concelhos, o Presidente da República prolonga o estado de emergência no País até 14 de Maio, atingindo o País na altura 122 casos positivos.

 

25 Abr – O total de casos da doença no País passa para 90 casos confirmados e um óbito.

 

27 Abr – Cabo Verde recebe um conjunto de dispositivos médicos e acessórios da OMS e da Fundação Jack MA-Alibaba para ajudar na melhoria da capacidade de resposta de diagnóstico da covid-19.

 

28 Abr – Bastonário da Ordem dos Médicos Cabo-verdiano (OMC) numa deliberação enviada ao Ministério da Saúde e Hospital da Praia exige mais segurança e protecção individual para que os profissionais do sector possam prestar melhores cuidados clínicos.

 

5 Mai – Director Nacional da Saúde anuncia chegada de vinte médicos cubanos a Cabo Verde para reforçar o combate à pandemia da covid-19 no país.

 

10 Mai – O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, a quatro dias do fim do terceiro período de estado de emergência, pede reforço das medidas de prevenção da covid-19 nas ilhas de Santiago e Boa Vista cujo período de estado de emergência culminou às 24:00 do dia 14.

15 Mai – Presidente da Associação das Empregadas Domésticas denuncia falta de pagamento do salário a mais de 50 (%) por cento das empregadas domésticas do país, particularmente, da ilha de Santiago durante a pandemia. Na mesma data presidente da CNDHC, afirma que crise causada pela covid-19 provoca crise de “direitos humanos” por trazer a baila vulnerabilidades do país nas diferentes estruturas e sistemas, sobretudo, dos direitos económicos e sociais.


22 Mai – Governo aprova regulamento para estabelecer regras e procedimentos para prevenção do contágio da pandemia do novo coronavírus Sars-Cov 2 nas Instituições de formação profissional públicas e privadas, em todo o território nacional.


29 Mai – Cabo Verde, segundo dados revelados no dia já tinha realizado 1.314 testes rápidos em diversos.


30 Mai – O País registava 406 casos acumulados da covid-19, 155 recuperados e quatro óbitos. O estado de emergência na Cidade da Praia é levantado e os funcionários públicos começam a trabalhar, com excepção das aulas que ficam paralisadas.


1 Jun – A presidente do Instituto Cabo-verdiano de Crianças e Adolescentes (ICCA) anuncia várias denúncias de violação de direitos das crianças e adolescentes durante o estado de confinamento.


7 Jun – Universidade de Cabo Verde adia o regresso às aulas presenciais na ilha de Santiago.


16 Jun – O Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde realiza transferência de 100 mil dólares EUA (cerca de 10 milhões de escudos) para a conta do Tesouro para apoiar o Governo na resposta à crise causada pela covid-19.


18 Jun – Direcção Geral da Inclusão Social publica “Cartilha de Orientação” para as creches e jardins infantis com regras de como devem proceder no processo de limpeza e higienização para prevenir e controlar a propagação da covid-19.


20 Jun – Cidade da Praia continua a ser o epicentro da doença ao registar, neste dia, mais 12 casos, vendo aumentar o total de doentes activos para 715, seis óbitos e 420 activos.


1 Jul – Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde (EHTCV) em parceria com a Cruz Vermelha de Cabo Verde iniciam, na Cidade da Praia, distribuição de 100 refeições quentes aos beneficiários do Centro de Dia para fazer face a situação da pandemia.


3 Jul – Director Nacional da Saúde, anuncia 318 novos casos a nível nacional dos quais 39 na Praia, 10 em Santa Catarina, 4 em Santa Cruz, 20 na ilha do Sal, 2 em São Miguel, 1 em São Domingos e 5 em São Salvador do Mundo.


15 Jul – INPS anuncia ter gasto até 1 de Junho de 2020 mais de 641.224.045 escudos cabo-verdianos com pagamento de suspensão de contrato de trabalho, subsídio de desemprego, rendimento solidário e subsídio de isolamento profilático.


27 Jul – Governo aprova Orçamento do Estado Rectificativo, destinado a mitigar a crise económica provocada pela pandemia do novo coronavírus. A proposta de Orçamento do Estado Rectificativo para 2020 ascendeu a 75.084.978.510 escudos (679,1 milhões de euros), entre despesas e receitas, incluindo endividamento, representando um aumento de 2,6% na dotação inscrita no Orçamento em vigor.


30 Jul – Neste dia foram anunciadas mais 45 novas infecções detectadas na Praia, Santa Catarina, Santa Cruz, São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos e Sal. Na mesma data o Governo anuncia retoma de ligações marítimas para o transporte de passageiros assim como ligações aéreas com origem e destino em Santiago.


1 Ago – Ministério da Educação que já tinha anunciado início de aulas a 01 de Outubro, admitiu alterações em “função da evolução da situação sanitária”.


13 Ago – O Presidente da República alerta o Governo para dúvidas na resolução que prorroga o estado de calamidade nas ilhas de Santiago e do Sal, reforçando os meios de prevenção à covid-19, pedindo o cumprimento da Constituição. A resolução em causa, estabelecia o encerramento de todos os estabelecimentos de consumo de bebidas alcoólicas. Para os estabelecimentos comerciais, com excepção de farmácias e padarias, a suspensão do atendimento ao público ficou para às 18:30, com o encerramento de todas as actividades às 19:00.


15 Ago – Cabo Verde reabre suas fronteiras internacionais, encerradas desde 19 de Março devido à pandemia, na segunda quinzena de Agosto. Apresentação de testes à Covid-19 é obrigatória


20 Ago – Cabo Verde regista mais um morto na cidade da Praia pela covid-19 e 47 casos positivos em Santiago e Sal.


1 Set – O Governo através do Decreto-Lei nº 67/2020, de 01 de Setembro, altera os Artigos 3º, 8º, 11º e 13º do Decreto-Lei nº 47/2020, de 25 de Abril, que estabelece as regras de utilização de máscaras como medida adicional para limitar a transmissão do SARS-CoV-2 na comunidade, assim como outras medidas de higienização e prevenção do contágio e vigilância sanitária.


4 Set – Nesta data o país contabiliza mais 75 casos positivos de covid-19, elevando o total acumulado para 4.200 infectados pela doença, sendo 50 dos casos positivos registados na Cidade da Praia, tornando-se o concelho o principal epicentro da pandemia de novo no país.


22 Set – Laboratórios da Inpharma Cabo Verde efectua doação de 5 toneladas de solução de desinfectantes, no valor de 2.500 contos, ao Governo através Ministério da Saúde e da Segurança Social.


24 Set – Somam-se 67 casos novos positivos e o país passa a contabilizar 505 casos activos, 4.917 casos recuperados, 55 óbitos e dois transferidos, perfazendo um total de 5.479 casos positivos acumulados.


29 Set – Governo adia para depois de 31 de Outubro o início das aulas presenciais na cidade da Praia e voltam a interditar frequência nas praias da capital, devido à evolução da pandemia de covid-19, ficando permitido o acesso às praias em oito concelhos da ilha de Santiago e nas ilhas do Sal e do Fogo, das 06:00 às 10:00, e nas restantes ilhas durante todo o dia.


9 Out – Através de um inquérito sobre o impacto da pandemia covid-19 às empresas, o INE avançou que o turismo foi o sector mais afectado com cerca de 83% das empresas inquiridas afirmando que houve redução no volume de negócios.


12 Out – O arquipélago inicia a entrada de voos internacionais paralisado de 19 de Março a 12 de Outubro de 2020, para a retoma da actividade turística.


20 Out – Com 101 casos novos positivos, o país passou a contabilizar 1.020 casos activos, 6.792 casos recuperados, 87 óbitos e 2 transferidos, perfazendo um total de 7.901 casos positivos acumulados.


6 Nov – Um grupo de activistas realiza manifestação contra feminicídio e violência de género durante a situação de pandemia.


07 Nov – Instituto do Turismo de Cabo Verde (ITCV) em parceria com Accelerator Lab do PNUD efectuam lançamento do Programa “Tourism Recover” para marcar a retoma do turismo no país.

24 Nov – Cabo Verde regista mais 98 casos novos de infecção por covid-19, sendo Praia com 05, São Filipe 63, Mosteiros 06 e São Vicente 24. Nessa altura Fogo e São Vicente passam a ser as ilhas do País com mais casos de Covid-19.


25 Nov – Cabo Verde regista 126 novos casos de infecção por covid-19, contabilizando assim 519 casos activos, 9.900 casos recuperados, 104 óbitos, perfazendo um total de 10.526 casos positivos.

3 Dez – Presidente da FECAD alerta para problemas na oportunidade de emprego para as pessoas com deficiência, na situação da pandemia.


8 Dez – Primeiro-ministro, inaugura investimento e parceria com INLB/Inphrama, para a edificação de uma unidade de testes do SARS-CoV-2, como um contributo que visa posicionar Cabo Verde como um país seguro do ponto de vista sanitário.


9 Dez – Embaixada dos Estados Unidos da América em Cabo Verde anuncia financiamento através do programa “Resposta Rápida à covid-19 em Cabo Verde”.


21 Dez – Governo considera medidas anunciadas pelo Banco de Cabo Verde (BCV) para mitigar os impactos da crise provocada pela covid-19 como “bom” por permitir prorrogar as moratórias de créditos até Setembro de 2021. Na mesma data o director Nacional da Saúde, anuncia que Cabo Verde através da Resolução 166/2020, que estabelece critério para viagem, passa, além do PCR, a aceitar resultados negativos efectuadas por teste rápido antigénico.


6 Jan 2021 – Organização Mundial da Saúde, no âmbito do reforço da capacidade laboratorial na resposta à pandemia pela covid-19, oferece ao Ministério da Saúde um conjunto de materiais e consumíveis no valor de 22 milhões de Escudos Cabo-verdianos.


8 Jan – Cabo Verde regista mais 91 casos novos de infecção por covid-19, sendo Praia 19 e São Vicente 51. Nesta data a Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) recebe da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias um conjunto de consumíveis para ajudar no combate à covid-19 no valor de 800 mil escudos.


10 Jan – São Vicente atinge estado crítico da pandemia com mais de 200 casos positivos de novo coronavírus, tendo o Governo neste mês decretado a situação de calamidade na ilha.


22 Jan – Ministro da Saúde anuncia a chegada, no primeiro trimestre de 2021, de mais de 200 mil doses de vacinas da Pfizer para imunização de 20 por cento da população cabo-verdiana.


2 Fev – Presidente da comissão executiva do Instituto Nacional de Providência Social (INPS), informa que de 31 de Dezembro de 2020 a esta data, devido a pandemia, a instituição contabilizou menos 5 mil trabalhadores a contribuir para o sistema.


10 Fev – Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) entrega lavatórios e kits de higiene a Direcção Nacional da Educação e a Adevic.


18 Fev – Ao abrigo do disposto no artigo 20ª da lei 12/VIII/2020 de 7 de Março e nos termos do nº2 do artigo 265º da Constituição o Governo prorroga a situação de calamidade na ilha de São Vicente, bem como a situação de contingência nas demais ilhas do arquipélago, com base na evolução da situação epidemiológica. Nesta data Governo aprova Plano Nacional de Introdução e Vacinação contra covid-19 orçado em 2 454 504 dólares para vacinar até 2023 um total de 60% da população.


20 Fev – Cabo Verde regista um óbito e 51 novos casos positivos da covid-19 diagnosticados em 707 análises, passando o País a contar com 351 casos activos, e um total 14.999 testados positivos acumulados.


2 Mar – Bastonário da Ordem dos Médicos pede “urgência” para uma resposta organizada e coordenada para “travar” a nova variante da covid-19 detectada no País.


8 Mar – Cabo Verde regista 24 novos casos positivos da covid-19 diagnosticados em 322 análises, passando o País a contar com 306 casos activos, e um total 15.806 testados positivos acumulados e 154 óbitos.


12 Mar – Praia volta a ser o epicentro da covid-19 com aumento de casos tendo na data 20 novos casos dos 54 novos casos de infecção pelo novo coronavírus anunciados.


17 Mar – Presidente do conselho de administração da ERIS anuncia que o processo da vacinação, com a vacina da AstraZeneca, fica suspenso até novas informações avançadas pelas avaliações que estão a decorrer.


18 Mar – Seis profissionais da saúde, incluindo a delegada de saúde da Praia, recebem a primeira dose de vacina contra a covid-19. O acto teve lugar no Centro de Saúde de Achada Santo António (ASA), e contou com a presença do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, que na altura, realçou tratar-se de um acto “importante” para a saúde dos cabo-verdianos.


O País contabiliza até esta quarta-feira 480 casos activos, 15.599 casos recuperados, 158 óbitos, perfazendo um total acumulado de 16.250 casos positivos.


19 Mar – Governo realiza, um ano depois do primeiro caso da covid-19 registado no País, uma mesa redonda sobre o tema “Um ano de pandemia da covid-19 em Cabo Verde: lições, desafios e perspectivas”.


Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest