
Quarta-feira, 4 de Outubro, 2023
A Delegacia de Saúde de São Filipe, na ilha do Fogo, descarta quaisquer possibilidades dos frascos encontrados numa das praias balneares nas proximidades do porto de Vale dos Cavaleiros serem desta instituição.
A delegada de Saúde de São Filipe, Joana Alves, avançou que os lixos hospitalares não são colocados juntamente com os demais lixos que são recolhidos pelo Serviço de Saneamento da câmara municipal, observando que a delegacia faz a incineração dos seus lixos.
Para a delegada de Saúde, os frascos podem ter outras proveniências que não da Delegacia de Saúde de São Filipe.
“Os frascos de vacinas, agulhas, seringas e outros materiais relacionados com a vacina estão todos acondicionados e armazenados num espaço apropriado esperando a indicação para o envio à Cidade da Praia para a incineração”, disse a delegada de Saúde, sublinhando que desde o início foi dada a indicação de que os mesmos seriam enviados para a Cidade da Praia para o efeito.
Os frascos de vacina de covid-19 foram encontrados na praia balnear a sul do porto de Vale dos Cavaleiros, a mais frequentada na época balnear e alguns banhistas fotografaram esses frascos.
Quanto à inexistência de condições na Unidade Sanitária de Base (USB) reclamada pela população, a delegada de Saúde reconheceu que a infraestrutura não dispõe de condições e que a instituição já informou a câmara de São Filipe.
As USB, segundo Joana Alves, são da responsabilidade das câmaras, acrescentando que a delegacia já solicitou a intervenção da autarquia porque o espaço anterior nem o atual têm condições, pelo que está a aguardar por melhorias na infraestrutura.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv