
Sexta-feira, 1 de Julho, 2022
A nova parlamentar disse querer nesta nova etapa da vida participar no processo de construção deste desenvolvimento que se pretende para Cabo Verde e para os cabo-verdianos, com esta mudança iniciada desde que foi tornada pública a sua entrada para a lista dos candidatos, com a entrega da sua carteira profissional de jornalista.
“Acredito que continuo a poder dar o meu contributo, enquanto cidadã cabo-verdiana, para o desenvolvimento do País. É o contributo que sempre tentei dar com o meu trabalho enquanto jornalista, com a minha participação também em movimentos associativos, como activista dos direitos humanos, como presidente da Associação dos Jornalistas”, expôs Lima.
Referiu que sempre esteve presente a prestar um serviço público à Nação cabo-verdiana, com o seu contributo lá onde fosse possível, agora na participação política, que a mesma considera ser uma das formas “mais nobres” de participar no desenvolvimento do País, asseverando que todo o cidadão deve estar pronto a aceitar este desafio.
“Considero que não se trata de uma ruptura, mas sim de continuar a dar o contributo que eu quero dar para Cabo Verde, só que agora de uma outra forma, numa outra frente, com outras responsabilidades”, explicitou, esperançada em fazer ouvir a sua voz em matérias que considera importantes para os cabo-verdianos, no parlamento, por onde passa toda a legislação cabo-verdiana.
Santantonense, que há 21 anos escolheu a Cidade da Praia para viver, construir a sua carreira profissional e constituir a família, a novel parlamentar, eleita pelo maior círculo eleitoral do País, Santiago Sul, na lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, quer fazer da “frontalidade e dinâmica” que a caracteriza a via para continuar a dar a sua contribuição ao País, agora através do parlamento.
“Sempre fui frontal nas causas que acredito e defendo. Dou a minha voz às causas que considero importantes nas discussões públicas e para o bem-estar dos cabo-verdianos. Essencialmente o que se pode esperar de mim no parlamento é isso. Muita frontalidade, ter uma elevação no discurso para garantir que tenhamos um debate qualificado que orgulhe todos os cabo-verdianos”, esclareceu.
Nesta linha, espera que na X Legislatura, que se inicie a 19 do corrente, os debates no parlamento sejam também à volta de “questões que realmente interessem aos cabo-verdianos” e particularmente à volta de matérias que a mesma considera “muito importantes” como a problemática da pobreza, do desemprego e da desigualdade social, que têm vindo a aumentar nos últimos tempos.
A liberdade de imprensa e de expressão em Cabo Verde também se afigura na lista das “principais linhas de discussão” que a jornalista quer ver debatida no parlamento, pois considera importante continuar a garantir que estas conquistas sejam “cada vez mais valorizadas”, para que não haja retrocessos, bem como a qualidade da comunicação social.
Neste rol de preocupações, enumerou ainda questões ligadas aos Direitos Humanos, ao género, ao empoderamento das mulheres e igualdade de géneros, como forma de ser mais “uma mais-valia para o parlamento e o País”, pois considera “uma honra” ser escolhida para um cargo desta natureza, “no centro da democracia nacional”.
Quer transmitir a mesma dinâmica ao parlamento para representar “da melhor maneira” os eleitores, enquanto deputada nacional para representar todos os cabo-verdianos, mas com “um olhar muito especial e muito atento à Santiago Sul” e aos problemas que este círculo eleitoral enfrenta.
Nesta lógica, compromete-se em “estar muito perto dos eleitores de Santiago Sul, ouvindo as suas preocupações, levando estas inquietações ao parlamento, discutindo e procurando as melhores condições para a melhoria da qualidade de vida dos que vivem nos três concelhos que constituem o círculo, como prioridade”, mas, alerta, enquanto deputado nacional “terá um olhar sempre nacional”.
Carla Lima agradeceu os eleitores de Santiago Sul e particularmente da Cidade da Praia pela “confiança e carinho” que disse ter sentido durante a campanha eleitoral e compromete-se a estar “à altura dos desafios para corresponder às exigências”.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv