
Sábado, 3 de Junho, 2023
O Presidente da República, José Maria Neves, disse ontem, dia 26, em São Filipe, ilha do Fogo, que a descida de Cabo Verde no Índice Ibrahim mostra que a governança inspira cuidado e está a sofrer o ataque de alguns vírus.
O Chefe de Estado, que se encontra na ilha do Fogo para encerramento do programa do centenário da elevação de São Filipe à categoria de cidade, questionado pelos órgãos da comunicação social sobre a descida, avançou ainda a necessidade de eliminar o vírus para Cabo Verde não continuar a descer, ainda mais, no ranking da boa governação.
“Tem havido uma descida, nos últimos anos, de Cabo Verde no ranking de governação. São pequenos vírus que vão silenciosamente corroendo os pilares da governabilidade e da boa governança e todos têm de cuidar melhor da governança do país”, disse José Maria Neves, observando que quando diz todos está a referir-se aos órgãos da soberania, às autarquias locais, partidos políticos e todos os elementos do sistema de governança democrática.
Para o Presidente da República, o próprio ranking vai indicando alguns elementos, designadamente a participação política, defendendo que é “importante” que se crie espaços que garantam a participação e ingerência dos cidadãos na governabilidade.
“Todos têm de cuidar para que tenhamos um ambiente de maior diálogo e cooperação entre os órgãos da soberania, entre o Governo e as autarquias locais para o bem dos cidadãos”, disse o Presidente da República, para quem é preciso estar mais atento e dialogar e cooperar mais e ter uma perspectiva de realização do bem comum.
Recorde-se que Cabo Verde desceu para a quarta posição do Índice Ibrahim de Governação Africana (IIAG) de 2020 entre 54 países avaliados pela Fundação Mo Ibrahim.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv