
Sábado, 23 de Setembro, 2023
A governança do Partido Comunista da China (PCC) impressiona os países africanos com o progresso que o país fez tanto para o bem de seu povo quanto para o crescimento do mundo, disse um intelectual marfinense numa entrevista à Xinhua.
“Vejo os números, vejo os dados, vejo a evolução da China e digo que estou impressionado com a governança do Partido Comunista Chinês”, disse Venance Konan, jornalista e escritor, ex-gerente geral do grupo Brotherhood Morning (Diário do governo da Costa do Marfim).
“A China não adoptou o sistema democrático de estilo ocidental. Ao contrário, com base em sua própria experiência e certamente com base em sua cultura, traçou seu próprio curso e desenvolveu sua própria democracia”, observou.
Para ele, sendo a China hoje a segunda maior economia do mundo, seu crescimento puxou o do mundo para cima, a começar pelo da África. “É graças a este crescimento que as economias africanas experimentaram o seu”, disse, apelando a uma maior cooperação entre a China e os estados africanos para que estes possam beneficiar mais da sua experiência.
“A China pode ser um bom exemplo para a África”, especialmente para a Costa do Marfim nas áreas de agricultura e treinamento, observou.
“Quando vejo que a China consegue alimentar sua população de mais de um bilhão de pessoas, há lições a serem aprendidas (…) Da mesma forma, quando vejo o sistema educacional chinês, digo a mim mesmo que temos muito a aprender com a China”, acrescentou Konan.
A mesma fonte também disse estar satisfeito com o número cada vez maior de empresas chinesas estabelecidas na Costa do Marfim, desejando ver a cooperação entre os dois países fortalecida em todas as áreas.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv